Cadastro de Inadimplentes da ACIL registra alta na saída de consumidores

Fonte: CBN - Faciap

Dados positivos, que trazem um clima de otimismo para o varejo da cidade. O número de pessoas que saiu da lista de inadimplentes da ACIL em agosto subiu quase 6% em relação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a agosto, a variação também foi positiva e ficou em pouco mais de 2%. Os números são do balanço mensal do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL.  

Em quatro dos últimos cinco meses, o saldo de saída do cadastro foi positivo, o que revela uma tendência para o último quadrimestre do ano.

Outro dado relevante, o economista e analista da Acil, Marcos Rambalducci, é quando se analisa a entrada de consumidores no cadastro, que continua bem abaixo dos números registrados no ano passado. Em agosto, a queda foi de 10,6% em relação a julho. No acumulado do ano, a redução foi ainda maior: 16,5%.

Rambalducci avalia que, embora as vendas no varejo ainda não tenham alcançado os níveis desejados pelo comércio, o que se percebe é que as famílias estão mais atentas para não perder a condição de bons pagadores. Para Rambalducci, a redução na quantidade de consumidores que entram no cadastro e o aumento na saída trazem boas perspectivas para o comércio no segundo semestre.

A maior queda do ano na entrada de consumidores no cadastro de inadimplentes foi registrada em junho, de quase 30% na comparação com o mesmo mês do ano passado.