Comissão de Infraestrutura entregará reivindicações ao governador na ExpoLondrina

Fonte: Assessoria Parlamentar

A Comissão de Infraestrutura de Londrina fará uma reunião com o governador Ratinho Júnior e secretários para tratar das obras prioritárias para a região nesta quinta-feira (11), às 10 horas, durante a ExpoLondrina.

Em pauta estão a construção do Contorno Norte, a duplicação da PR-445 até Mauá da Serra, os viadutos Bratislava (Cambé) e Angelina Vezozzo (Londrina), os dois na BR-369, e a ampliação do Aeroporto Governador José Richa.

O que as entidades representantivas reivindicam em cada obra

• Contorno Norte
  • Contextualização:  Está pronto o projeto com o novo traçado. Dividido em 3 etapas, o projeto foi entregue pela concessionária ao DER. As entidades representativas que fazem parte da Comissão definiram pelo início da obra pelo trecho 2.
  • Trecho 1,  com 10,7 quilômetros, vai da interseção da PR-862 até a entrada da PR-545. Protocolo nº 14.960.556-8
  • Trecho 2,  com 8,5 quilômetros, vai da PR-545 ao entroncamento da PR-445. Protocolo nº 14.989.820-4
  • Trecho 3, maior trecho, com 13 quilômetros, vai da PR-445 até a entrada da BR-369, em Cambé. Protocolo nº 14.855.489-7
  • A Comissão solicita que a obra do Contorno Norte seja executada no novo traçado pela concessionária ou pelo Governo do Paraná. Caso a decisão judicial seja mantida, a Comissão solicita que a concessionária execute a obra com o novo traçado. Caso contrário, que o governo do Estado assuma a obra no novo trecho.  A decisão judicial traz a obra ao projeto inicial, que conta com pista simples e em traçado por dentro da cidade, o que é inviável.
  • Perguntas:
  • Qual a posição do Governo sobre o projeto que deve ser orçado e executado do Contorno Norte?
  • Existe uma definição entre a PGE-PR e a Concessionária que será executado o novo traçado?
  • Viaduto da Bratislava (Cambé) e Angelina Ricci Vezozzo (Londrina)
  • Contextualização: Os dois projetos estão prontos desde o ano passado e o recursos estão previstos no orçamento de 2019. Com a  mudança de governo os  projetos dos dois viadutos estão parados na Procuradoria Jurídica do DER/PR desde janeiro deste ano.
  • Concorrência 61/2018 – Trincheira Bratislava – Protocolo  15.337.965-3.
  • Concorrência 77/2018 – Trincheira Angelina Vezzozo – Protocolo 15.397.591 – 4
  • Pergunta:
  • Quando o governo fará a licitação das duas obras, tendo em vista que os dois projetos estão prontos e os recursos estão previstos no orçamento para 2019?
  • Aeroporto Governador José Richa
  • Contextualização: O Ministério da Infraestrutura publicou no Diário Oficial da União no dia 18 de março o edital de chamamento público para estudos técnicos para concessão de 22 aeroportos em todo país. Entre eles está o aeroporto de Londrina.
  •  O projeto de ampliação e modernização do aeroporto está pronto. Ele prevê ampliação da pista de pouso e decolagem em 600 metros, a construção de uma nova posta de taxiamento paralela à pista principal e instalação de instrumentos de auxílio à navegação. A licitação das obras dependia da conclusão do projeto de engenharia que começou a ser executado no final de 2017 e concluído em 2018.
  • A Comissão de Infraestrutura solicita que:
  • 1. Seja criada uma comissão do Governo do Estado para acompanhar a concessão  junto ao Governo Federal.
  • 2. Que um integrante da Comissão de Infraestrutura faça parte desta comissão.
  • Duplicação da PR-445 até Mauá da Serra
  • Contextualização: A duplicação da PR 445 nos 15,3 km do Conjunto Jamile Dequech, em Londrina, até Irerê está sendo executada com previsão de término em julho de 2020. Falta o trecho entre Irerê e Maua da Serra, com extensão de 52 km.  A Comissão solicita que seja executado o projeto este ano e que a licitação ocorra ainda em 2019.
  • Perguntas:
  • Quando será elaborado o projeto de duplicação da PR 445 de Irerê até Mauá da Serra?
  • Quando será lançada a licitação para execução da obra?

Comissão –  Criada em julho de 2019, pelo deputado Tiago Amaral e Claudio Tedeschi, na época na presidência da ACIL, acomissão une entidades da sociedade civil organizada, como Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal Londrina, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina.

Por meio do trabalho da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região Norte foram conquistadas importantes obras de infraestrutura e logística, como a duplicação da PR-445, entre Londrina e Irerê, uma antiga reivindicação regional; além da conclusão dos projetos dos três trechos do Contorno Norte e as três passarelas na PR-445, em Cambé e Londrina. A comissão também conseguiu antecipar o início do projeto de ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina e a autorização para licitação do viaduto na Avenida Angelina Vezzozo (Londrina) e o viaduto na Bratislava (Cambé).