Confira o que abre e fecha durante o jogo do Brasil nesta sexta-feira

Fonte: Bonde - Paiquerê AM - Tarobá

O comércio de rua de Londrina irá funcionar a partir do meio-dia nesta sexta-feira (22), quando a seleção brasileira enfrenta a Costa Rica, às 9 horas, pela Copa do Mundo. O fechamento das lojas está previsto para as 18 horas. 

Já na partida contra a Sérvia, às 15 horas do dia 27, as lojas abrem normalmente às 8 horas e encerram o expediente às 14 horas, retomando as atividades somente no dia seguinte. Os horários foram definidos pelo Sincoval, Sindecolon e Sindioptica. 

No período de 14/06 a 14/10/2018, as horas correspondentes às folgas concedidas poderão ser compensadas com horas extras, à razão de uma hora de folga por uma hora de trabalho extraordinário.

Shoppings 
Segundo acordo entre o Sincoval e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista dos Shoppings Centers, nos dias dos jogos do Brasil funcionários dos shoppings serão liberados 30 minutos antes do início das partidas e a reabertura dos estabelecimentos será uma hora após o término dos jogos. 

Quando os jogos iniciarem até uma hora depois da abertura das lojas dos shoppings, o atendimento retornará após uma hora do término do jogo. A vigência do termo aditivo desta convenção coletiva é válida para o período de 14 de junho de 2018 a 15 de julho de 2018. 

CMTU 
Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informa o funcionamento dos serviços municipais na próxima sexta-feira (22), em virtude do jogo da Seleção Brasileira contra a Costa Rica, às 9h, pela primeira fase da Copa do Mundo de Futebol. 

Os setores administrativos e de atendimento ao público funcionam do meio-dia às 18h, conforme determina o Decreto Municipal nº 869, de 14 junho de 2018. Já os demais serviços vão funcionar da seguinte forma: 

Transporte coletivo - Os ônibus do transporte coletivo operam normalmente, adotando os horários previstos para os dias úteis. A partir das 10h30, as linhas circulam com carros extras, em frequência similar aos períodos de pico. 

Trânsito - Os agentes municipais trabalham em escala normal, com patrulhamento e fiscalização nas ruas a partir das 7h. 

Feiras Livres - As feiras livres têm presença facultativa dos comerciantes. 

Limpeza Urbana - Os serviços de limpeza e conservação da cidade seguem sem alterações. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela suspendem o atendimento somente durante a partida da seleção. Antes e depois do jogo, permanecem abertos para o descarte de resíduos. A coleta do lixo domiciliar (rejeito e resíduos orgânicos) e do material reciclável ocorre normalmente, passando pelos bairros já atendidos às sextas. 

Terminal Rodoviário de Londrina (TRL) - A rodoviária tem o serviço normal das equipes operacionais, enquanto as atividades administrativas ocorrem das 12h às 18h.