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Futuro do Contorno Norte começa a ser discutido

Fonte: Folha de Londrina

Vinte anos depois de ter sido prevista em contrato de concessão de rodovia, a execução do Contorno Norte deve sair, mas com um traçado diferente. A discussão técnica está marcada para começar no próximo dia 25, na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). A obra foi projetada em 1997 para desviar o trânsito de veículos pesados de áreas urbanas de Londrina e região e retomou fôlego por iniciativa de empresas instaladas às margens da rodovia PR-445. Elas temem a possibilidade de o contorno ser deixado de lado, numa negociação entre o governo do Estado e a concessionária Econorte, em troca da duplicação da BR-369 entre Jataizinho e Cornélio Procópio.

As dificuldades para manutenção da ideia original foram apresentadas nesta segunda-feira, em Curitiba, a prefeitos e deputados da região de Londrina pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, Pepe Richa. A reunião foi marcada a pedido dos empresários para cobrar a manutenção do Contorno Norte como obrigação contratual da concessionária.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, o traçado original, de 20 anos atrás, ligaria Ibiporã até a entrada de Rolândia, passando pela zona Norte de Londrina e desafogando trechos urbanos, num trajeto de 28,2 km de pista simples. As obras começariam em 2018, com prazo de entrega de dois anos.

Apesar de a execução toda ser, originalmente, obrigação da concessionária, um aditivo assinado em 2002 pelo então governador Jaime Lerner transferiu para o governo estadual a responsabilidade de desapropriação das áreas. Segundo a assessoria da secretaria, o aditivo previa uma obra a cerca de um terço do valor real – a previsão de R$ 22 milhões é bem menor do que os atuais R$ 80 milhões estimados. Além disso, o traçado previsto já foi loteado e tornou-se área urbana, o que aumenta consideravelmente os gastos com desocupações.

A assessoria do órgão informou que, dentre as sugestões a serem apresentadas, está a possibilidade de incluir na Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) da duplicação do trecho entre Londrina e Mauá da Serra, na PR-445, a execução de outro contorno, passando de Ibiporã até a PR-445 e PR-170, em um trecho maior, mas fora da área urbana.

A proposta de PMI já é aventada pelo governador Beto Richa (PSDB) para terceirizar os trechos após duplicados, implantando mais três praças de pedágio na região de Londrina. A assessoria, entretanto, informou que esta é uma das propostas e que "os setores envolvidos vão decidir o que querem".

União
Para o deputado estadual Tercílio Turini (PPS), a reunião teve muita representatividade e mostrou que a obra é fundamental para o desenvolvimento da região de Londrina. O prefeito atual, Alexandre Kireeff (PSD), afirma que o traçado original já perdeu as características de contorno ao passar por trecho urbano. "O caráter técnico é o que deve permanecer." O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) disse que o resultado da reunião foi conseguir "um compromisso do Estado com a realização contorno norte".

Para o prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), é importante que o governo estadual defina prazos para as etapas de definição do traçado, elaboração do projeto executivo e execução dos trabalhos.

O Contorno Norte e a duplicação da PR-445 são obras fundamentais para melhorar a logística da região e foram discutidas durante as edições dos EncontrosFolha.


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