Fonte: Assessoria ACIL

O último levantamento sobre a confiança do comércio traz ânimo e motivação para empresários e consumidores. De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Comércio subiu 3,1 pontos em março, saltando de 82,5 para 85,6 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014.

Para o consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, a melhora do humor nos setores do comércio acontece porque as medidas adotadas para a economia começam a surtir seus primeiros efeitos e apontam para a retomada do crescimento ainda neste primeiro semestre de 2017. “A taxa de inflação, que a um ano estava em dois dígitos, agora está no centro da meta com perspectivas de fechar o ano a 4,1%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. Seja fruto da atuação do Banco Central, da recessão ou da super-safra 2017/2018, o fato é que uma redução da inflação é um indicador festejado de forma efusiva”, ressalta.

Rambalducci explica também que os números refletem no comportamento do consumidor. “Primeiro porque garante o poder de compra do consumidor e a estabilidade no preço dos insumos utilizados no fabrico, segundo porque significa redução na taxa de juros que sinalizam para uma maior disponibilidade de crédito para quem compra e dinheiro mais barato para quem investe”, explica.

Segundo o consultor, outros fatores, como a liberação de recursos do FGTS, também contribuem para a continuidade desta tendência. “Some-se a isso o recurso extra nas mãos do trabalhador decorrente da liberação do dinheiro de contas inativas do FGTS, canalizado tanto para o pagamento de dívidas quanto para o consumo e temos um cenário que gera expectativas de crescimento no consumo e na produção. A sansão da lei que regulamenta a terceirização, inclusive das atividades-fim é outra medida que se soma para melhorar as expectativas futuras na medida em que dá sustentação jurídica à contratação de trabalhadores neste regime, permitindo às empresas adequarem-se em função de suas sazonalidades, aumentando os postos de trabalho e a renda circulante, em especial para as micro e pequenas empresas.”

Mesmo com a melhora das expectativas, Rambalducci lembra que incertezas nos quadros político e econômico ainda merecem atenção. “A consolidação de expectativas positivas ainda carece da aprovação de medidas que garantam o equilíbrio fiscal do governo federal. Aí sim, a economia estará no mesmo vetor que as expectativas”, afirma o consultor econômico da ACIL.

Compartilhar Liberação de recursos do FGTS favorece nível de confiança do comércio, avalia consultor da ACIL no Facebook Compartilhar Liberação de recursos do FGTS favorece nível de confiança do comércio, avalia consultor da ACIL no Twitter Compartilhar Liberação de recursos do FGTS favorece nível de confiança do comércio, avalia consultor da ACIL no Linkedin