O que abre e fecha no feriado da Independência em Londrina

Fonte: Paiquerê AM - Bonde - G1

Em razão do feriado em que se comemora o Dia da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (7), diversos serviços serão afetados em Londrina. Na quinta, não haverá atendimento ao público na sede administrativa da Prefeitura e de seus órgãos públicos como Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD). Os atendimentos acontecerão normalmente na sexta-feira (8).

Shopping e comércio de rua
Nos shoppings da cidade, as lojas abrem das 14 às 20 horas e a praça e alimentação e lazer funciona das 11 às 22 horas neste feriado. Na sexta, voltam a atender normalmente. O comércio de rua não terá expediente, com as lojas voltando a funcionar na sexta.

Educação
As escolas municipais, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos e as escolas estudais estarão fechados no feriado e na sexta-feira (8). As aulas voltam normalmente na segunda-feira (11).

Cultura
A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na avenida Rio de Janeiro, 413, não abre durante o feriado, realizando seu atendimento normal na sexta-feira, das 7h30 às 19 horas. O mesmo acontece com o Museu de Arte de Londrina, que estará fechado no feriado e reabre na sexta, das 13 às 18 horas, na rua Sergipe, 640.

Saúde
No dia 7 de setembro estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) 12 horas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a Policlínica. Elas reabrem para o atendimento ao público na sexta-feira. Os plantões das UBSs 16 horas (Maria Cecília, União da Vitória e Leonor) funcionarão das 7 às 23 horas, normalmente durante toda a semana. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas (Maria Angélica Castoldo e do Jardim Sabará) abrirão normalmente, assim como o Pronto Atendimento Psiquiátrico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III), a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (PAI), a Maternidade Municipal LucillaBalallai, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate).

Transporte coletivo
No feriado desta quinta-feira, os ônibus do transporte coletivo circulam com a tabela horária de domingo.

Limpeza urbana e coleta de lixo
As atividades de limpeza urbana, como corte do mato, varrição de vias e recolhimento de entulho, param na quinta-feira e são retomadas no dia seguinte. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela fecham no feriado e retomam o funcionamento normal na sexta-feira, das 8h às 17h. A coleta domiciliar (rejeito e resíduos orgânicos) não ocorre no feriado. Assim, os bairros atendidos às quintas-feiras voltam a receber os caminhões do lixo no sábado (9). O recolhimento dos recicláveis será feito normalmente em toda a cidade, com exceção dos locais onde o serviço é operado pelas cooperativas Cooper Região e Coocepeve.