Obras do Contorno Norte vão começar pelo trecho II

Fonte: CBN

A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da região de Londrina se reuniu nesta última quinta-feira para deliberar sobre o início das obras do Contorno Norte.

A reunião ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL com a participação de diversos representantes de entidades e prefeituras da região, além de deputados que representam a região de Londrina.

De acordo com o Deputado Estadual Tiago Amaral, o governo do estado deixou a cargo da Comissão a escolha do trecho, ficou definido que os trabalhos do Contorno Norte vão começar pelo trecho II. Trecho esse que compreende a PR-545 até a PR-445, com mais de oito quilômetros de rodovia.

As obras são de extrema importância para a o desenvolvimento industrial da região norte do estado. São três etapas: de Ibiporã até a PR-545; da PR-545 até a PR-445 - trecho II onde os trabalhos serão iniciados e da PR-445 até Cambé.

As obras englobam, além do Contorno Norte e duplicação da PR-445, a modernização e ampliação do Aeroporto de Londrina, passarelas na PR-445, viadutos na Bratislava e Grêmio e recuperação das marginais da PR-445.

O presidente da ACIL, Claudio Tedeschi, falou sobre a desapropriação para ampliação do aeroporto que já está em fase final. O projeto deve ficar pronto no final desse semestre ou início do próximo assim as obras de ampliação serão iniciadas.

Os recursos para ampliação do aeroporto são do governo federal, uma carta vai ser enviada aos deputados federais da região, apontando a necessidade do empenho aos recursos federais, apontando que as desapropriações estão em fase final.

O governo do estado tem um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, no valor R$ 400 milhões pré-aprovados para diversas obras e parte desses recursos devem ser para o Contorno Norte.