Notícias

|

Planejamento estratégico e prudência mercadológica

Fonte: Revista Mercado em Foco – ACIL – Por Luiz Fernando S. Da Silva

O sucesso não é acaso, tampouco, sorte ou destino, vejo o mesmo como o resultado efetivo de um planejamento estratégico que se findou com assertividade. Chegamos a mais um início de ano, consequentemente o momento exato do surgimento das chamadas “promessas de janeiro”, ou seja, este é o período do ano em que as pessoas pretendem mudar. Porém, muitas dessas novas promessas sequer serão iniciadas, face às dificuldades mercadológicas, pessoais, físicas ou de terceiros. Contudo, além dás dificuldades citadas, vivenciamos ainda uma sequencia de ações negativas no mundo, onde a crise assola muitas empresas, empresários e sociedade como um todo. Para tanto, é importante o planejamento estratégico, seja ele para o dia, semana, mês ou até para o ano todo. Para que o objetivo seja atingido será preciso uma série de ações, como atitude, responsabilidade, foco e muitas horas de organização, visto que a cada 10 minutos planejados, você ganhará 1 hora durante a execução, ou seja, o tempo deverá ser seu principal aliado, para tanto, transforme suas horas de trabalho em momentos produtivos, desviando-se das desatenções e ações não estratégicas.

O cenário para 2017 será favorável para aqueles que anteciparam o planejamento e estão se programando para cada mês, sabendo que a prudência neste próximo ano deve ser a palavra da vez, visto inúmeras “incertezas” no mercado, fazendo com que os empresários mais arrojados tornar-se-ão conservadores. Em que pese existir a expectativa de um ano retraído em alguns setores, vislumbro grande oportunidade para aqueles que atualmente passam por processos de estruturação, condicionando-se a fase de maturação que deve acontecer em meados do 3º bimestre de 2017. O profissional que atua em cargo de gestão, sugiro que tenha paciência no próximo ano e busque se aperfeiçoar em competências de liderança, procure desenvolver sua equipe com uma gestão participativa, fazendo com que o colaborador absorva e replique tais competências, este por sua vez, deverá buscar um diferencial como gestão de tempo, trabalho em equipe, comunicação assertiva, bem como intensificar sua necessidade de feedbacks.

Será um ano de oportunidades, todavia, para que consiga aproveita-lo deve-se estar preparado e saber aonde realmente quer chegar. Fazer o possível não resolve, faça o seu melhor, independentemente de sua posição hierárquica, nível social ou de influência. Aproveite esse novo ciclo e se afaste da zona de conforto, desenvolva além do planejamento o pensamento estratégico, assim, poderá aproveitar as oportunidades que surgirão ao longo do ano. Lembre-se que de nada adianta planejar se não existir plano de ação, portanto, trabalhe sempre com o monitoramento e controle de todas as etapas do objetivo, aproveite também para por em prática a arte de delegar, porém, deverá acompanhar e não “de largar” para que não caia na dura situação de nadar, nadar e morrer na praia. Aproveite ainda para revisar sempre as estratégias traçadas, não tenha medo de recuar caso uma delas não seja a correta, analise e volte se preciso for. Após revisão, avance com um impulso estratégico, mantenha-se na linha correta, foque no objetivo, preze pela perspicácia e supere os desafios que virão em 2017. Desejo a todos que 2017 seja um ano repleto de novidades, que traga boas energias e que o nosso país desponte para o crescimento.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Planejamento estratégico e prudência mercadológica no Facebook Compartilhar Planejamento estratégico e prudência mercadológica no Twitter Compartilhar Planejamento estratégico e prudência mercadológica no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *