Conversa com o presidente

86
16 de Setembro de 2016

A importância da divergência cordial

Por vezes, a democracia é a arte de suportar a divergência em muitos pontos, mas se unir ao outro a partir da convergência em outros pontos, ainda que poucos, essenciais.

Não é um processo fácil, aceitemos.

Impor ao oponente sua visão de mundo é uma prática demasiada humana e sempre corremos o risco de sucumbir.

Mas a História nos ensina que os projetos coletivos baseados no diálogo e na discussão entre os diferentes são mais promissores e sólidos. Consagrar este modelo nos protege das aventuras totalitárias que ultrajam a dignidade da maioria.

Portanto, nos sentimos orgulhosos pela realização nesta quinta-feira (15) do evento “Sua Excelência, o Eleitor: os compromissos dos candidatos com o desenvolvimento econômico de Londrina”, uma iniciativa do Grupo de Defesa Econômica de Londrina (G7), do qual a ACIL tem a felicidade de fazer parte.

Este trabalho foi muito inspirador, desde o debate preliminar que depurou as propostas entregues aos oito candidatos a prefeito, até o tom respeitoso e cordial que permeou as intervenções de todos os concorrentes no encontro, passando pelo interesse manifesto de todos os envolvidos na busca pelo melhor caminho para vencermos nossas principais chagas, a burocracia, a falta de projetos a longo prazo e a desarticulação das divisões do governo municipal.

Parece evidente que todos os postulantes entenderam nossa mensagem de que atacar estes três problemas pode nos devolver o dinamismo econômico quando a recessão passar,  inaugurando um novo ciclo de crescimento. E, seja quem for o eleito, será cobrado regularmente caso não avance nesta direção. 

A ACIL vai continuar prestigiando todas as iniciativas que promovam a ideia de um poder democrático e representativo em todas as esferas.  Em um eventual segundo turno, voltaremos a realizar um evento com os candidatos porque entendemos que quanto mais debatida for a cidade, mais chances ela terá de se aproximar das nossas pretensões.

Até a próxima,

Claudio Tedeschi

“Uma meta é um sonho com prazo”.

 Napoleon Hill (1883-1970), empreendedor norte-americano.

Histórico

Selecione um ano e um mês: