Conversa com o presidente

300
22 de Janeiro de 2021

A vitória da vacina

Boa tarde, tudo bem com vocês?

Animados com o início da vacinação?

Calma, pessoal, ainda é cedo para cantar vitória. A vacina é realmente um alívio, mas o vírus continua por aí, reproduzindo-se em velocidade absurda. Então, é preciso cautela. 

A quantidade de vacinas ainda é muito pequena em comparação ao número de habitantes. Pouquíssima gente foi vacinada. E, mesmo assim, a segunda dose ainda não chegou.

Merecidamente, os profissionais da saúde tiveram prioridade. Nada mais justo. Eles estão há quase um ano arriscando suas vidas para salvar o próximo. E vão para casa com medo de levar a doença para os familiares.

Sim, a vacina merece todos os méritos. Diante de um vírus desconhecido e mortal, a ciência descobriu, em menos de um ano, formas eficazes de proteção. É por isso que os países desenvolvidos investem pesado em pesquisa.

Nossa torcida, agora, é pela produção em larga escala, pois a população deve ser imunizada o mais rápido possível. Só então poderemos respirar aliviados, pois a Covid-19 já não será sinônimo de morte.

Estamos todos cansados dessa pandemia, mas não podemos deixar que a boa notícia da vacina nos contagie a ponto de esquecermos a prevenção. A gente vê, nas ruas, que muita gente abandonou a máscara. De que adianta jogar bem a partida inteira e perder no finalzinho do segundo tempo?

Precisamos ter paciência e responsabilidade. O momento exige uma atenção redobrada com o álcool gel, o distanciamento e o uso da máscara. As pessoas queridas que sofreram com essa doença não nos deixam esquecer o quanto ela é perigosa. 

Até há pouco tempo, tínhamos a impressão de que a pandemia não iria acabar nunca. A vacina chegou trazendo esperança de uma nova vida. Agora precisamos nos cuidar ainda mais.

Fernando Moraes, presidente da ACIL.

 

Frase da semana: “O sucesso normalmente vem para quem está ocupado demais para procurar por ele” - Henry David Thoreau (1817-1862), filósofo americano.

Histórico

Selecione um ano e um mês: