Conversa com o presidente

3
10 de Setembro de 2014

APOIO AO SUPERENDIVIDADOS

Amigos,

O endividamento das famílias é hoje um problema social que merece toda a nossa atenção. Qualquer pessoa está sujeita a passar por problemas financeiros, contraindo dívidas que acabem por comprometer a renda familiar. Mas, em tempos de recessão, esse problema tende a aparecer com maior frequência. 

Sabemos que o desenvolvimento econômico e social do País passa pela estabilidade financeira dos cidadãos. Comércio, indústria e serviços só prosperam quando as pessoas têm plena capacidade de consumir e não estão enredadas em dívidas. Precisamos de clientes que possam pagar seus débitos de maneira sustentável, sem sobressaltos. O consumismo desenfreado não interessa a ninguém – nem ao empresário, nem ao consumidor, nem à sociedade. 

O estímulo ao consumo consciente é uma tarefa que compete a todas as entidades ligadas ao setor produtivo. Por isso, é uma iniciativa muito bem-vinda o Programa de Prevenção e Tratamento do Superendividamento do Consumidor, lançado no dia 20 de agosto, com apoio da ACIL, OAB Londrina, TJ-PR, Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), cursos de Direito e de Economia da UEL e Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon). 

O programa, amplamente divulgado pela mídia local, tem o objetivo de realizar audiências de conciliação entre devedores e credores. Mas não é só isso. O projeto tem um louvável caráter educativo, ao promover uma palestra sobre economia doméstica para todos os participantes. 

Nos últimos dias, muitas pessoas compareceram ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da ACIL e manifestaram interesse em participar do programa. Na maioria absoluta dos casos, os consumidores endividados desejam regularizar sua situação e adotar um melhor controle sobre suas finanças pessoais. 

Aos nossos associados do comércio, ressaltamos a importância de registrar todos os casos de inadimplência no Serviço de Proteção ao Crédito. Essas informações atualizam o nosso banco de dados, tornando mais confiáveis as consultas ao sistema. 

Sempre que vejo projetos dessa qualidade, sinto-me otimista em relação ao futuro de Londrina. A sociedade civil local mais uma vez comprova que está no caminho certo, ao promover a união entre as entidades e a harmonia social. O Programa de Prevenção e Tratamento do Superendividamento é uma iniciativa com o espírito do movimento Pé Vermelho Mãos Unidas. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi

Histórico

Selecione um ano e um mês: