Conversa com o presidente

293
04 de Dezembro de 2020

As lições de 2020

Boa tarde, pessoal, tudo bem? Já viram como a cidade está iluminada? 

É importante difundir o espírito natalino, capaz de despertar a preocupação com o próximo e a união para vencer as dificuldades.

O ano está terminando com otimismo, embalado pela movimentação das lojas, abrindo caminho para que 2021 chegue mais sereno e próspero.

Uma pesquisa que a Litz Estratégia e Marketing fez para a ACIL mostra que R$ 229 milhões devem ser injetados no comércio londrinense graças às compras de presentes. É mais do que em 2019, quando o volume ficou em R$ 185 milhões.

Quando a pandemia ganhou força, as pessoas começaram a poupar. Esse recurso está voltando agora ao mercado, especialmente nas compras de Natal e nas promoções da Black Friday. Uma parte deste cenário deve-se ao auxílio emergencial, que conseguiu segurar a economia brasileira. Em Londrina, já estamos aumentando a oferta de emprego.

Temos um cenário de recuperação financeira que só não é melhor por causa da Covid-19, que avança pelo Paraná.

Mesmo empolgados com o fim de ano, precisamos nos preocupar com a prevenção. Londrina já acatou o toque de recolher e a proibição de eventos, decretados pelo governo do Paraná. São medidas duras, mas importantes para controlar a pandemia.

O empresário precisa fazer o dever de casa e manter sua loja segura, orientando os funcionários e consumidores a seguirem os protocolos. Prevenir é simples e barato. O descuido pode custar muito mais caro lá na frente.

Vamos nos cuidar. As lojas estão abertas até mais tarde para evitar as aglomerações. Procure um horário tranquilo para comprar. Higienize as mãos, mantenha o distanciamento e use a máscara.

São as lições de 2020: devemos cuidar uns dos outros para terminar o ano melhor do que poderíamos imaginar. Até a semana que vem!

Fernando Moraes, presidente da ACIL.

 

Frase da semana: “O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, a corrupção e a necessidade” - Voltaire (1694-1778), filósofo francês.

Histórico

Selecione um ano e um mês: