Conversa com o presidente

253
03 de Janeiro de 2020

Conversa com o presidente: O ano da retomada

Nada melhor do que uma boa notícia para encerrar o ano. Segundo levantamento encomendado pela ACIL, 93,4% dos empresários entrevistados projetam vendas melhores para o ano que vem. É um número que concretiza as perspectivas favoráveis para 2020.

A gente sente que a economia está melhorando. O comércio está aquecido, o consumidor está ganhando segurança, o desemprego está caindo aos poucos e a baixa dos juros favorece o mercado, abrindo margem de crescimento para o próximo ano.

A pesquisa também confirmou a importância das ações do Londrinatal. A maioria dos empresários afirmaram que a campanha ajudou a atrair mais compradores, incluindo visitantes de outras cidades.

Se a gente olhar bem, o mercado de trabalho melhorou, o varejo e a indústria estão crescendo e a construção civil foi retomada. Existe até a perspectiva de recuperarmos o grau de investimento para o Brasil, aumentando as chances de atrair mais investidores estrangeiros.

São informações que, somadas, demonstram o fim da estagnação econômica. Fechamos o ano sem recessão.

Podemos dizer que 2019 foi um ano de transição. Revertemos a situação econômica e entramos num período de otimismo. Tenho certeza de que 2020 será melhor.

Também será um ano de eleições municipais, com toda a movimentação política que cerca essas datas. A gente torce para que o prefeito eleito faça o que é preciso para Londrina aproveitar a onda de desenvolvimento.

É isso que a gente deseja para o ano novo e a nova década: uma Londrina que faça jus ao potencial de negócios, inovadora, turística e tecnológica, com ampla oferta de produtos e serviços. Uma cidade atraente e próspera, capaz de despertar o que há de melhor em seus moradores. Uma cidade para ser chamada de lar.

Seja bem-vindo, 2020! Feliz ano novo!

Fernando Moraes
Presidente da ACIL

Frase da semana:
“Aprendi a buscar a felicidade limitando meus desejos, em vez de tentar satisfazê-los” - Stuart Mill (1806-1873), filósofo e economista britânico.

Histórico

Selecione um ano e um mês: