Conversa com o presidente

27
01 de Abril de 2015

COPO VAZIO, COPO CHEIO

Grande parte do dinheiro que circula pelo município bate asas e voa. Recursos utilizados para pagamento de impostos, taxas, produtos e serviços acabam indo para outros lugares – seja para os órgãos públicos estaduais e federais, seja para empresas de fora. Se quisermos garantir o desenvolvimento local, precisamos criar instrumentos que façam esse dinheiro circular dentro do município. Um desses instrumentos é o Programa Compra Londrina, cujo principal objetivo é estimular e capacitar empresários para que participem de licitações públicas. 

Sempre que um empresário local vence uma licitação, significa que aqueles recursos estão sendo reinvestidos na economia de Londrina – ajudando a gerar renda, emprego, riqueza e impostos em proveito da nossa comunidade. Fruto da união entre instituições locais – ACIL, Sebrae Londrina, Prefeitura e Observatório de Gestão Pública –, o Programa Compra Londrina entrou nesta semana em nova fase, com a divulgação de uma pesquisa sobre o potencial do segmento de compras públicas. Além disso, foram abordadas as ações que o Bureau de Negócios já realiza e houve o lançamento do site Compra Londrina. 

Todos conhecem a história do copo com água pela metade. O pessimista vê um copo vazio; o otimista vê um copo cheio. O otimista acredita que é possível encher o copo até a borda; o pessimista acha que a água vai se evaporar. A metáfora do copo serve também para mostrar a nossa atitude diante da crise. Uns a veem como tragédia; outros, como oportunidade. Há 77 anos, na ACIL, nós pertencemos ao grupo dos otimistas. A história mostrou que estamos certos. 

Otimistas e realistas, nós vemos o potencial de compras públicas em Londrina – estimado em R$ 1,5 bilhão para 2015 – como uma grande oportunidade de negócios para os empresários locais. Há setores de ponta em nossa comunidade – como a área de TI – que têm um vasto campo para crescer nesse sentido. Se você também acredita nisso, procure o Bureau de Negócios na ACIL. Vamos aproveitar a oportunidade e ajudar Londrina a se tornar uma cidade ainda mais genial. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi

Histórico

Selecione um ano e um mês: