Conversa com o presidente

05 de Agosto de 2016

Eleitor responsável, sociedade mais avançada

Em uma democracia jovem como a brasileira, cada campanha eleitoral é uma oportunidade de aprendizado.

Quanto mais vezes votamos, mais vezes praticamos o exercício de causa e efeito.

Este exercício nos dá musculatura para aperfeiçoar nosso sistema e, por conseguinte, nossa sociedade.

Caso não seja assim, sabemos que assim deveria ser.

Se o amadurecimento do eleitorado não está ocorrendo no ritmo que gostaríamos - e merecíamos, é muito provável que não estamos nos aplicando na tarefa adequadamente. É preciso ter entusiasmo, o combustível das  grandes transformações.

Nós, a sociedade brasileira, temos um compromisso eterno com os valores democráticos. Não podemos perdê-los de vista sequer por um minuto em todos os nossos níveis de atuação. É esta a sensação de autocobrança que já nos moveu muitas vezes, em tantas campanhas históricas e vitoriosas. Mais uma vez, a ordem é: “mãos à obra!”

As eleições municipais deste ano é o foco do movimento Vote Bem, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e apoiado pela ACIL e por outras dezenas de entidade do Estado.

Trata-se de um movimento apartidário, de conscientização política e que busca estimular reflexões a respeito do voto responsável. Todos aqueles que querem tornar a pesquisa prévia sobre os candidatos em um hábito comum entre os brasileiros estarão conosco.

A mobilização será oficialmente lançada no próximo dia 22 na capital com uma palestra do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes.

Contamos com todos para articular uma rede de divulgação destes preceitos no maior universo possível de eleitores. Visite o site www.votebem.org.br e informe-se sobre as atividades da campanha. Faça um algo mais no nosso papel de cidadão!

Até a próxima,

Claudio Tedeschi

“Político profissional jamais tem medo do escuro. Tem medo é de claridade”

Millôr Fernandes (1923-2012), humorista