Conversa com o presidente

31
29 de Abril de 2015

EQUILÍBRIO NA MATA DOS GODOY

O desenvolvimento sustentável é um tripé formado pelos fatores ambientais, econômicos e sociais. Se um dos aspectos prevalece em relação aos outros, há desequilíbrio. Portanto, vemos com preocupação a recente decisão judicial que proíbe empreendimentos numa imensa área de 55 mil hectares, definida como zona de amortecimento do Parque Estadual Mata dos Godoy (que tem 675 hectares). Para se ter uma ideia, essa área equivale a duas vezes o perímetro urbano de Londrina! 

Não resta dúvida de que a mata nativa, transformada em parque estadual por lei de 1989, é um patrimônio de Londrina e do Paraná. Deve ser protegida e preservada. Mas entendemos que a presença humana e a realização de atividades econômicas sustentáveis são as formas mais inteligentes de defender esse tesouro da natureza.Zona de amortecimento não é área de abandono, nem zona de exclusão. Nessa área, exige-se mais critério na realização de empreendimentos, não a proibição completa. 

Qualquer atividade econômica gera impacto ambiental. O importante é garantir que as obras humanas respeitem a natureza e atendam às demandas sociais da população. O Aeroporto de Foz situa-se dentro – isso mesmo, dentro – do Parque Nacional do Iguaçu, um dos mais importantes do País. A conciliação é possível. Assim como defendemos o entendimento entre as classes sociais, acreditamos no equilíbrio entre o homem e a natureza. 

Por lei, a definição dos planos de manejo e zonas de amortecimento deve passar por consulta pública, com a participação da população residente no interior ou no entorno das áreas propostas. No dia 20 de maio, a Câmara de Vereadores vai realizar uma audiência pública sobre a Mata dos Godoy. Convidamos toda a população interessada e as entidades sociedade civil para que se façam presentes nesse dia. 

Radicalismo, como bem sabemos, não leva a lugar algum. Agora é momento de reflexão, coerência, lucidez e equilíbrio. O futuro de Londrina está em nossas mãos. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi

Histórico

Selecione um ano e um mês: