Conversa com o presidente

48
04 de Setembro de 2015

INDEPENDÊNCIA E ESPERANÇA

Neste 7 de setembro, propomos a você uma reflexão: – Em que medida se pode comemorar a Independência do Brasil? 

Infelizmente, em vários sentidos, não há motivos para festejar. Até que o povo brasileiro conquiste de fato a independência proclamada há 193 anos, ainda temos pela frente muitos desafios. 

Independência pede respeito. Por acaso é independente um povo que vem sendo sistematicamente desrespeitado por seus governantes? Onde está a independência de um País em que o governo gasta mais do que arrecada e depois manda a conta para os cidadãos? Como seremos independentes enquanto mantivermos uma imensa máquina pública com 40 ministérios e inúmeras estatais? 

Independência é segurança. Como será possível a um empreendedor manter-se independente se as regras mudam a todo instante? Você faz um planejamento para sua empresa e, de repente, o Estado impõe elevação de taxas, aumento de tributos ou – o que é ainda pior – a criação de impostos: isso é independência? 

Independência requer credibilidade. Como ser independente se o governo mente aos cidadãos? Se as autoridades da nação prometem e não cumprem, falam e não escrevem, fazem errado e depois querem esconder o erro? 

Independência exige confiança. Que País é realmente independente se seu patrimônio público é constantemente devorado por esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos? 

Independência é direito de ir e vir sem ter que pagar taxas absurdas de pedágio em pistas simples. Independência é não ficar refém das oscilações do dólar ou da taxa de juros. Independência, meus amigos, é poder trabalhar e produzir sem ter surpresas desagradáveis pelo caminho. Um país independente de fato não pode cobrar uma das maiores cargas tributárias do mundo para devolver quase nada em serviços públicos de qualidade! 

Só há independência com esperança. Felizmente, a nossa esperança está viva e tem as cores verde e amarelo. Neste Dia da Pátria, é bom saber que continuamos trabalhando e lutando para legar um país melhor às futuras gerações. Feliz Dia da Pátria! 

Até a próxima
Valter Luiz Orsi.
 

FRASE DA SEMANA
“Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.”
(Hino da Independência) 

Histórico

Selecione um ano e um mês: