Conversa com o presidente

41
17 de Julho de 2015

Liberdade, liberdade

"Londrina, cidade de braços abertos." Assim começa o hino do nosso município. Os braços abertos simbolizam a índole acolhedora do povo londrinense, mas também representam o nosso profundo amor pela liberdade. Há 80 anos, estamos de braços abertos para o futuro, a prosperidade, o desenvolvimento. 

Em nenhum momento de nossa história estivemos tão próximos de conquistar a liberdade para o comércio de Londrina. Todas as condições estão favoráveis à abertura das lojas em horários ampliados. Segundo pesquisa recente do Instituto Multicultural, 71% da população quer as lojas abertas à noite e aos sábados. Os comerciantes (76%) e os comerciários (62%) também são favoráveis à medida. 

A liberdade no horário do comércio vai gerar uma série de consequências positivas para a nossa cidade. Comércio livre quer dizer mais empregos nas lojas, melhor mobilidade nas ruas (menos ônibus lotados e congestionamentos no trânsito), maiores salários (decorrentes do aumento nas vendas), mais alternativas para os consumidores e maior arrecadação. O que estamos esperando para mudar? 

Não estamos propondo nenhuma novidade. Cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Juiz de Fora, Joinville, São Bernardo do Campo, Florianópolis, Vitória da Conquista, Foz do Iguaçu, Maringá e muitas outras já adotaram esse caminho com sucesso. 

Nenhuma cidade prospera sem comércio. E nenhum comércio prospera sem liberdade. Chegou a hora de dar a Londrina o melhor presente: o melhor futuro. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi.
 

FRASE DA SEMANA
"Quem planeja a curto prazo deve cultivar cereais. A médio prazo, deve plantar árvores. A longo prazo, deve educar pessoas."
(Chiang-Tzu, século II a. C.) 

Histórico

Selecione um ano e um mês: