Conversa com o presidente

102
06 de Janeiro de 2017

Mais que possível, provável

O crescimento do comércio de Londrina em 2017 vai deixando o campo do possível para adentrar no campo do provável.

As conversas com os lojistas e o movimento de algumas vias comerciais nestes primeiros dias do ano corroboram a tendência revelada na pesquisa encomendada pela ACIL para medir as vendas de Natal e as expectativas para este ano.

O índice de otimismo revelado pela pesquisa ultrapassou os 80%. Ou seja: de cada cinco comerciantes, quatro acreditam que 2017 será melhor que 2016. Quando o nível de confiança é assim tão proeminente, abre-se um círculo virtuoso, no qual os problemas começam a ser vencidos.

Em relação às vendas de Natal, a ligeira queda, de 2,6%, foi compatível ou até melhor que em outras medições feitas País afora. Alguns setores, como calçados e confecções, tiveram um dezembro melhor que o do ano passado.

As vendas de janeiro também podem surpreender, tendo em conta o grande número de promoções de queima de estoque e a própria mudança comportamental do público, cada vez mais atento às oportunidades extraordinárias que o primeiro mês do ano oferece aos consumidores.

Ponderando sobre tudo que estamos vivenciando neste início de 2017, diria que hoje o lojista que trabalha com a hipótese do crescimento é um lojista bem informado e não mais apenas um sonhador. Que todos nós tenhamos, portanto, um ano tão bom quanto nossas melhores expectativas!

Até a próxima,

Claudio Tedeschi

Frase da semana

“A sutileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes”

Montesquieu (1689 – 1755), filósofo francês

Histórico

Selecione um ano e um mês: