Conversa com o presidente
O futuro em pauta
Olá pessoal, tudo certo?
Estamos quase em fevereiro e normalmente o período que antecede o Carnaval costuma ser meio parado, não é? Mas neste ano é diferente. Com a festa impossibilitada por causa da pandemia, as atenções se voltam para a Câmara de Vereadores, que volta a trabalhar na segunda-feira (1º).
Muitos vereadores estão assumindo o cargo pela primeira vez e esperamos que eles já estejam familiarizados com as milhares de páginas que compõem o Plano Diretor de Londrina, pois sua aprovação precisa avançar rapidamente.
Nosso Plano Diretor está atrasado. Era para ter sido revisado dez anos após o primeiro plano, de 2008. A pandemia certamente contribuiu para o atraso, no ano passado, dificultando as reuniões presenciais e as consultas públicas.
Cabe à nova legislatura desamarrar este nó. Além da Lei Geral, que precisa ser aprovada o mais rápido possível, ainda existem as leis complementares, que abrangem desde o sistema viário até o uso e ocupação do solo.
O Plano Diretor vai definir o futuro de Londrina, detalhando onde poderemos instalar nossas empresas, como deve funcionar o trânsito, quais as áreas disponibilizadas para a industrialização, a preservação do meio ambiente e até mesmo nossos patrimônios culturais.
Precisamos de um Plano Diretor capaz de impulsionar o desenvolvimento. Mas, enquanto a Lei Geral estiver parada na Câmara, sofremos o efeito contrário. Em vez de soluções, surgem problemas. Em vez de ser alavancada, a cidade emperra.
É esta a responsabilidade que está na mão dos vereadores. O trabalho é grande, e o tempo, curto. É urgente. A qualidade de vida da nossa população depende disso. A cidade não pode seguir sem o seu planejamento mais fundamental.
Até a semana que vem!
Fernando Moraes, presidente da ACIL.
Frase da semana: “Quando tudo parece estar contra você, lembre-se de que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele” - Henry Ford (1863-1947), empresário americano.
Histórico
Selecione um ano e um mês: