Conversa com o presidente

93
04 de Novembro de 2016

O poder de mudar

Quando vamos às urnas, nada importa mais do que a sensação de que estamos agindo para mudar uma situação que nos desconforta. Reside nesta possibilidade, nesta esperança, a grandeza que nos faz defender com garra os ideais democráticos. O voto, em última análise, nos transforma em senhores do nosso próprio destino.

A ACIL sempre acreditou que a participação política é o caminho mais ético e eficaz para fazer valer a vontade da maioria. É um consenso da nossa diretoria e, certamente, de todo nosso quadro associativo. Há concordância também para elencar as propostas mais importantes no novo ciclo político do Município, que será iniciado em janeiro.

O setor produtivo da região está coeso para enfrentar o debate público. Queremos fundamentalmente três ações, devidamente amparadas pelos poderes Executivo e Legislativo.

São elas: um plano municipal de desburocratização, a integração sistêmica dos órgãos da administração direta e indireta e a adoção de um plano estratégico de desenvolvimento (masterplan).

Consideramos estas três frentes prioritárias e transversais. Implementadas,  Londrina se modernizaria, ganharia competitividade para receber investimentos que por certo viriam no próximo despertar econômico, o que se traduziria num mercado de trabalho mais dinâmico, num nível de renda maior, o que sua vez garantiria mais arrecadação, orçamentos mais robustos e mais recursos para as políticas públicas destinadas às camadas mais carentes da população.

É esta ambição que moveu a ACIL e todas as entidades parceiras no encontro de hoje com os vereadores e no de segunda-feira com o prefeito eleito Marcelo Belinati.

Ambos os poderes têm suas responsabilidades neste esforço de mudança. O novo prefeito deve liderar o processo e os vereadores devem respaldá-lo, simplificando o arcabouço legal e resistindo às eventuais pressões contrárias. Nossa responsabilidade é representar os interesses do setor produtivo e nos manter vigilantes em relação aos compromissos firmados esta semana. Que todos cumpram da melhor maneira a sua parte!

Até a próxima,

Claudio Tedeschi

Frase da semana

“Se começarmos com certezas, acabaremos com dúvidas; mas, se começarmos com dúvidas e formos pacientes, terminaremos com certezas.”

Francis Bacon, filósofo inglês (1561-1626)

Histórico

Selecione um ano e um mês: