Conversa com o presidente

32
06 de Maio de 2015

OBRIGADO, CLÁUDIO ESTEVES

Com um misto de alegria e tristeza, recebemos a notícia de que o promotor público Cláudio Esteves vai deixar Londrina nos próximos dias. Alegria por saber que ele recebe o devido reconhecimento por seu trabalho, assumindo o cargo de procurador. Tristeza porque agora ele estará mais longe de nós. 

Cláudio Esteves é um amigo de Londrina. Seu nome faz-me voltar 16 anos no tempo, quando a ACIL e outras entidades se aproximaram do Ministério Público durante a investigação do caso AMA-Comurb. Em 1999, o MP estava praticamente sozinho na luta contra a corrupção. O governador, o prefeito e a maioria da Câmara pertenciam aos grupos políticos investigados e “jogavam contra”. A estrutura era insuficiente. A maior parte da mídia estava calada. Mas, graças à sociedade civil londrinense, através do Movimento Pé Vermelho Mãos Limpas, vencemos aquela guerra. Ao lado de outros promotores, Esteves foi um lutador incansável e aquele trabalho entrou para a história de Londrina. Em 2001, o Ministério Público local e o Movimento Pé Vermelho receberam, na República Tcheca, o Prêmio Integridade, conferido pela Transparência Internacional. 

O tempo passou e a realidade hoje é diferente. A luta contra a corrupção continua, mas as condições são outras. O Gaeco dispõe de equipe muito maior e infraestrutura adequada. Há respaldo da sociedade. A mídia é livre e está vigilante. 

Há algumas semanas, estive pessoalmente na sede do Ministério Público para visitar Cláudio Esteves e dar apoio à Operação Publicano, que investiga esquemas de corrupção na Receita Estadual. Há mais de 25 anos, empresários de nossa região vêm sendo achacados por maus funcionários públicos – e o atual trabalho do MP tem sido fundamental para acabar com essa situação inaceitável. A ACIL, mais uma vez, apoia a luta contra a corrupção. Lamentamos que alguns não compreendam – ou não queiram admitir – o papel de nossa entidade nos avanços conquistados pela sociedade londrinense, inclusive na defesa da liberdade de imprensa. 

Temos plena certeza de que, em suas novas funções, Cláudio Esteves vai continuar lutando pela moralidade e trabalhando em defesa do Paraná. Ele tem a nossa admiração e respeito. Em Londrina e na ACIL, a casa é sua, Cláudio. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi

Histórico

Selecione um ano e um mês: