Conversa com o presidente

296
23 de Dezembro de 2020

Precisamos de indústrias

Olá, tudo bem? 

Espero que todos estejam bem e se cuidando bastante.

Pessoal, temos trabalhado muito no planejamento de Londrina. E está cada vez mais claro que o caminho para o desenvolvimento passa pela industrialização.

Dois estudos que acabaram de sair apontam para isso. O Plano de Retomada da Economia revelou, com a ajuda dos consultores do Sebrae, que o PIB de Londrina está crescendo mais devagar porque a cidade perdeu indústrias ao longo dos anos. Nesta terça-feira (22), o MasterPlan apresentou um diagnóstico de Londrina com a mesma informação.

A razão é simples: os setores de serviços e comércio não têm o mesmo peso que a indústria na constituição do PIB. Por isso, crescemos menos.

Claro, se estamos falando em planejamento, não vamos sair implementando indústrias de qualquer jeito. Precisamos, antes de mais nada, respeitar as vocações da cidade. E elas nos apontam para as indústrias de base tecnológica, que são limpas, estratégicas e inovadoras.

Nesta quarta-feira (23), os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, mostraram a mesma coisa. Londrina teve seu melhor desempenho no ano, criando 1.987 postos de trabalho. Estamos saindo da crise com potencial de crescimento.

Mas, no acumulado do ano, continuamos no vermelho, com -415 vagas. Só para a gente ter uma ideia, Ponta Grossa é muito mais industrializada e está fechando o acumulado até novembro com 5.854 novas vagas. A diferença é grande, principalmente se levarmos em conta o tamanho das duas cidades.

Então, já que 2020 vai se despedindo, não custa a gente entrar em 2021 buscando novas soluções para melhorar a qualidade de vida do londrinense. Que no próximo ano a gente consiga sair dessa pandemia implementando uma industrialização ordenada, limpa e inteligente.

Que a paz e a felicidade iluminem a casa de vocês. 

Desejo a todos um feliz Natal!

Fernando Moraes, presidente da ACIL.

 

Frase da semana: “Quanto mais felizes somos, menos damos atenção à felicidade” - Alberto Moravia (1907-1990), escritor italiano.

Histórico

Selecione um ano e um mês: