Conversa com o presidente
Rumo ao centenário
Olá, amigos, tudo certo?
Nossa bela cidade completou 86 anos e está cada vez mais próxima do centenário.
O tempo passa rápido e uma das coisas que o londrinense está aprendendo é a importância do planejamento, tanto na gestão privada quanto pública. Não há mais espaço para o improviso, nem para o crescimento desordenado, que acaba por atrapalhar.
Planejando, os recursos são aproveitados com o máximo de potencial. E a possibilidade de erros diminui consideravelmente, junto com os gastos.
Por isso nós estamos planejando Londrina. Um exemplo é o Master Plan, que já está em execução, levantando informações para que a cidade chegue em 2040 com um nível de qualidade de vida muito maior para os moradores.
Mesmo para sair de uma crise como a que nos atingiu em 2020, é preciso planejar. Uma das conquistas do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da ACIL neste ano foi emplacar, junto com o Sebrae e a Prefeitura de Londrina, o Plano de Retomada da Economia.
Embora o plano tenha um objetivo a curto prazo - melhorar o cenário econômico o mais rápido possível -, vai deixar um legado importante com as informações coletadas e as soluções apontadas. Podemos dizer que conhecemos melhor a realidade londrinense, e isso aumenta as possibilidades de criarmos um cenário econômico voltado para o desenvolvimento, passando pela industrialização limpa e pela vocação tecnológica.
Londrina aprendeu a se planejar. Além do Plano de Retomada da Economia e do Master Plan, temos ainda o Plano do Ecossistema de Inovação e o Plano Diretor, que ainda precisa deslanchar.
Parabéns a Londrina pelos 86 anos! Seu centenário já está sendo escrito pelo trabalho, pela ciência e pela informação.
Até a semana que vem!
Fernando Moraes, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A verdade é sempre o argumento mais forte” - Sófocles (497 a.C. - 406 a.C.), escritor grego.
Histórico
Selecione um ano e um mês: