Conversa com o presidente

252
20 de Dezembro de 2019

Segurança é prioridade para a ACIL

A segurança existe para a gente não se preocupar com ela. A frase é antiga, mas resume bem o clima da campanha do Londrinatal deste ano, que veio com força e está melhorando a autoestima da cidade.

Andar pelo centro, por exemplo, deixou de ser preocupante. Está seguro. As pessoas passeiam com tranquilidade por ruas e praças, aquecendo o comércio. Londrina está bonita, movimentada, cheia de atrações, refletindo o clima festivo do final de ano.

A gente sabe também que o espaço público mal cuidado vira terra de ninguém. O abandono traz sujeira, depredação, medo e violência. Quando passamos por um local assim, temos a sensação de que a cidade não é mais nossa.

A segurança devolve o espaço público ao cidadão, que passa a enxergá-lo como um lugar de todos e para todos. Esse reconhecimento gera um ciclo de afetividade capaz de mudar a paisagem urbana.

É o que estamos vendo no Londrinatal. O londrinense está novamente encantado pela sua cidade, sentindo orgulho de passear à noite, contemplando a decoração caprichada pelas ruas bem policiadas. Segurança não é só proteção, é qualidade de vida.

Essa transformação contagia e favorece todos os setores: o comércio, a educação, a saúde, a prestação de serviços, o lazer. Gera renda, emprego e atrai novas empresas. Ninguém quer se instalar em local de risco e ver o seu negócio contaminado pelo pessimismo.

É por isso que a gente, aqui na ACIL, trata a segurança como prioridade. Formamos uma comissão específica sobre o tema, junto com outros representantes da sociedade civil organizada, com a participação da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Essa comissão já está se reunindo, debatendo, identificando os problemas e estudando as soluções. Vamos nos fortalecer em 2020. Para que Londrina seja sempre nossa.

Fernando Moraes

 

Frase da semana

Experiência não é o que acontece com o homem, mas o que ele faz com o que lhe acontece. (Aldous Huxley, escritor inglês)

Histórico

Selecione um ano e um mês: