Conversa com o presidente
Uma ponte para o futuro
Olá, pessoal, tudo certo?
Finalmente o ano engrenou, não é? A rotina voltou a ter muitos compromissos, com foco nos assuntos importantes para a cidade. Afinal, desde o início, lá em 1937, a ACIL apontou os rumos para o desenvolvimento de Londrina.
Gosto de lembrar que a Associação articulou com o interventor Manoel Ribas - e conseguiu - a construção da ponte sobre o Rio Tibagi, em Jataizinho, fundamental para a expansão econômica do Norte do Paraná. A ACIL abriu as portas para a cidade se tornar uma metrópole impensável para a época.
A gente sabe que o futuro passa pela tecnologia. E Londrina tem talento para isso. Tanto que o tema se destaca em duas importantes iniciativas: o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial e o Núcleo de Segurança, ambos estruturados com parceiros da sociedade civil organizada e órgãos do poder público.
Os dois núcleos definiram recentemente a pauta de trabalhos para 2020. O de Segurança está se fortalecendo com ideias e soluções criativas, especialmente voltadas à tecnologia da informação, à integração operacional e tecnológica entre as forças de segurança e ao aumento do efetivo policial. Estamos trabalhando.
Queremos potencializar a interação entre as câmeras de segurança e as rondas. Sabemos que a inteligência artificial permite um trabalho apurado de identificação capaz de inibir o crime e ajudar na eficácia da polícia.
Com mais de uma década de atuação, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial também está voltado para as inúmeras possibilidades capazes de nos levar a um novo patamar de desenvolvimento, integradas com as ideias discutidas no Núcleo de Segurança.
Caminhamos para tornar Londrina uma smart city, ou seja, um centro urbano tecnologicamente planejado para melhorar a qualidade de vida dos moradores com soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis.
Os avanços virão com a implantação da governança do Ecossistema de Inovação, a construção do Tecnocentro e aplicação do Master Plan. Ou seja, há um conjunto de ações para potencializar nossa aptidão tecnológica e alçar a cidade a um novo ciclo econômico.
A tecnologia será nossa nova ponte. Desta vez, conectada com o mundo.
A gente se vê na semana que vem!
Fernando Moraes
Frase da semana: “Pessimista é aquela pessoa que reclama do barulho quando a oportunidade bate à porta” - Michael Levine (1954-), escritor americano.
Histórico
Selecione um ano e um mês: