Conversa com o presidente

15
03 de Dezembro de 2014

UNIDOS PELA PRODUTIVIDADE

Nesta semana participamos do Simpósio Londrina 80 Anos e tivemos a oportunidade de discutir os rumos da economia de Londrina, especialmente quanto ao desafio de industrializar a cidade. 

As perspectivas para a economia em 2015 são preocupantes. É provável que o País deixe de ter pleno emprego e mergulhe em um período recessivo. Nesse ambiente, torna-se ainda mais importante a questão da produtividade das empresas. 

Se não houver um compromisso entre empresas e trabalhadores para elevar a produtividade, todos sairão perdendo. Não existe desenvolvimento econômico e social sem empresas fortes e competitivas; daí, a necessidade de promover o diálogo para uma aliança produtiva entre os gestores empresariais e suas equipes de trabalho. 

O valor da união tem sido o principal lema de nossa gestão na ACIL. É preciso defender a harmonia entre capital e trabalho se não quisermos sofrer as piores consequências da crise. Essa é a lição de casa que podemos começar por nossa cidade. É difícil mudar o Brasil; é difícil mudar o Paraná; mas podemos mudar Londrina e dar um exemplo de produtividade ao País. 

*** 

A coluna Conversa com o Presidente faz uma pausa e retorna em janeiro. Desejamos a todos um santo Natal e um feliz 2015. 

Até a próxima,
Valter Luiz Orsi

Histórico

Selecione um ano e um mês: