Notícias

|

Lidere 2021 supera as expectativas

Fonte: Assessoria ACIL

O Lidere 2021 superou as expectativas. Pelo menos 2.100 pessoas se inscreveram no encontro que foi realizado no Centro de Eventos do Aurora Shopping, com transmissão ao vivo pelo site www.lidereacil.com.br. As palestras e painéis vão ficar disponíveis na plataforma digital por 30 dias, então ainda dá tempo de se inscrever e conferir tudo o que foi apresentado no evento que alcançou quase todos os estados brasileiros e chegou a outros países. 

Nesta quinta (21), durante a abertura da programação do último dia, duas grandes novidades foram anunciadas. A primeira, será a realização do Educare – 1º Congresso Internacional de Educação em Londrina, nos dias 1 e 2 de julho, coordenado pela ACIL, por intermédio da diretora Marcia Kobayashi. 

“O nosso papel é criar conectividade, é gerar negócios, riquezas e conexões para que os nossos associados sejam beneficiados com as nossas iniciativas. Um dos principais projetos que iremos realizar a partir do próximo ano é o Educare”, revelou Marcia Manfrin, presidente da ACIL. 

“A educação é a mola propulsora para o desenvolvimento e a oportunidade para transformar vidas. Vamos desenvolver um círculo virtuoso nesta cidade”, destacou Marcia Kobayashi. 

O Lidere 2022 também foi anunciado, com realização nos dias 19 e 20 de outubro.

Confira, a seguir, um resumo dos três dias de Lidere 2021.

 

Terceiro dia – Quinta (21)

 

Marcos Scaldelai – Resistir para existir – Líder pronto pra tudo

Executivo de sucesso e diretor de marketing que já atuou com o Grupo Bertin e a Bombril, Marcos Scaldelai é escritor e presidente do LIDE na região do noroeste paulista. Como palestrante, mostrou seu carisma no Lidere 2021. 

“Não acredito em coincidência, e sim em providência. Eu não prego conceitos, eu falo o que eu vivo, a minha verdade, a minha essência. Tecnicamente, todo mundo pode ser igual. O que diferencia um ser humano do outro são as atitudes. O pior inimigo do nosso desenvolvimento pessoal e profissional se chama zona de conforto”, destacou. 

 

Painel Gestão Disruptiva

Líderes que fazem parte da história do desenvolvimento de Londrina e Maringá foram reunidos para um bate-papo inspirador sobre Gestão Disruptiva. Com moderação de Heverson Feliciano (consultor do Sebrae/PR), Omar Taha (presidente na Unimed Londrina), Jefferson Nogaroli (diretor na Companhia Sulamericana de Distribuição) e Wellington Ferreira (presidente do Conselho de Administração na Sicredi União PR/SP) compartilharam suas visões sobre os desafios da liderança hoje e a importância da inovação para a sobrevivência de qualquer negócio.

"Inovação se dá pela dificuldade, pela adversidade. Inova quem se arrisca, quem não tem medo de errar. E líder é quem entusiasma as pessoas. O líder me leva pra um lugar que eu não iria sem ele", destacou Nogaroli. 

Segundo Taha, ouvir é uma das principais características de um líder. "Quem não ouve, não lidera. E hoje, um dos maiores desafios é realizar a integração entre humanização e tecnologia de uma forma saudável." O presidente do Sicredi afirmou que as cooperativas de crédito foram a maior disruptura no mercado financeiro, mas o segredo dos bons resultados vem quando se coloca as pessoas no centro.

 

Walter Longo e Flávio Tavares – Os ecossistemas em movimento

Duas palestras encerraram em grande estilo o Lidere 2021 na noite de quinta (21). No palco do evento, Walter Longo, sócio-diretor na Unimark Comunicação, considerado um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil, e Flávio Tavares, que junto com Walter Longo é sócio-diretor na Upper Education, um ecossistema que alia marketing e educação para gerar transformação.

“Se focarmos apenas nas pendências, esquecemos das tendências”. Com essas palavras, Longo introduziu o tema dos ecossistemas nos ambientes de negócios, aproximando-se da realidade das empresas, independente do tamanho. Uma visão mais abrangente e disruptiva, onde o importante é criar conexões e atuar de maneira tentacular. “O conceito de ecossistema gera uma interdependência virtuosa, mais colaborativa e menos competitiva. O mais importante é multiplicar”, argumentou.

Flávio Tavares veio na sequência para complementar o conceito de ecossistemas, adicionando a necessidade do movimento. “É preciso ser mente aberta para o novo, renovando a própria visão de negócio”, afirmou. “É impossível você ser um movimento e não se tornar um ecossistema”, pontuou. Inspiradora e provocativa, a fala de Tavares exaltou a necessidade de nos reconectarmos com o bem-estar provocado pelo movimento. “O sucesso de um líder vem quando ele se torna inútil para a sua equipe”.  

 

Segundo dia – Quarta (20)

No segundo dia do Lidere, na quarta (20), a importância das pessoas e a mudança de mindset foram protagonistas. 

 

Reynaldo Gama – A educação do futuro

A educação do futuro. E o futuro da educação foi o tema da palestra que Reynaldo Gama, CEO da HSM, realizou no segundo dia do Lidere. Com exemplos práticos de como a educação é fundamental no meio corporativo, Reynaldo Gama começou citando uma frase bastante atual do escritor e consultor austríaco Peter Drucker: “Em tempos de mudança, o maior perigo é agir com a lógica antiga”.

Pode-se dizer que a frase norteou toda a palestra, que se baseou realmente em cima da necessidade de se mudar o mindset corporativo e valorizar os colaboradores. “Logo no início da pandemia, muitos empresários e muitos executivos ficaram paralisados. A gente atende hoje mil empresas pelo Brasil e vê que o pessoal ficou estático, não ia nem para frente, nem para trás. Muita gente optou por ver o que iria acontecer, e esse é um perigo enorme”, destacou Reynaldo Gama.

 

Jimmy Cygler – Trajetória

Jimmy Cygler tem uma história de vida completamente fora da curva. O americano de origem judaica já lutou em quatro guerras e veio para o Brasil com dinheiro suficiente para sobreviver por apenas 30 dias. Como fez para "esticar" esse dinheiro, ele contou ao público no segundo dia de Lidere 2021. Dos 57 anos de empreendedorismo, 32 deles foram à frente da Proxis, referência no relacionamento com clientes. Segundo Cygler, o sucesso do negócio se deve ao cuidado às pessoas envolvidas. "O que é uma empresa senão as pessoas que a tocam?" Questionou.

“Precisamos aprender que somos eternos aprendizes. Precisamos ser mais como crianças, nos questionar mais sobre o porquê das coisas. Em vez de meros repetidores, por que não sermos livres pensantes? Eu não me comparo com ninguém. Eu me comparo ao meu potencial de realização”, destacou Cygler.

 

Painel ESG para atrair investimentos

O Painel ESG é a meta para o hoje encerrou a programação da segunda noite do Lidere 2021. O tema é bastante popular no ambiente de negócios e a sigla ESG (environmental, social and governance ) faz referências às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. E hoje também aparece como determinante para a atração de investimentos. Com mediação de Elisberto Torrecillas, diretor presidente do Sicoob Ouro Verde, os painelistas puderam apresentar o que cada empresa convidada vem realizando para cumprir as expectativas, não só do mercado, mas também dos consumidores. 

Vicente Loiácomo Neto, diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, destacou o Plano de Neutralidade de Carbono e a Certificação de Energia Renovável. Rozalia Del Gáudio, diretora de Comunicações e Sustentabilidade da Localiza, mostrou como a empresa, famosa pela atuação no aluguel de veículos, tem se comprometido com práticas relacionadas à mobilidade sustentável. Alberto Araújo, CFO na Belagrícola, destacou a atuação do agronegócio a partir de boas práticas e de como isso é devolvido para a sociedade. Para Elisberto Torrecillas, práticas corretas não afugentam os investidores. “ESG será o diferencial. Não é mais o produto e o preço, e sim quais as práticas as empresas estão deixando para a comunidade, os exemplos a serem seguidos”, afirma.

 

Primeiro dia – Terça (19)

A programação do primeiro dia do Lidere 2021 trouxe histórias inspiradoras, exemplos práticos de empreendedorismo com propósito e discussões aquecidas no universo corporativo.

 

Sandro Augusto – Empreendedorismo Multissetorial

Há pouco mais de uma década, Sandro Augusto deu um salto em sua carreira, arriscando tudo ao comprar 30 horas de programação em uma TV local do Grande ABC, em São Paulo. Ao mesmo tempo, ele montou uma pequena e eficiente produtora para iniciar um programa de televisão e entrevistar, diariamente, um empreendedor de sucesso. Foi o início do Brasil que Dá Certo, hoje considerado uma plataforma para compartilhar conhecimento.  

A palestra de Sandro Augusto abriu o primeiro dia do Lidere 2021, na terça (19), no Centro de Eventos do Aurora Shopping. “Uma das grandes metas do Brasil que Dá Certo é multiplicar o conhecimento e dividir as conquistas, porque só assim, efetivamente, a gente constrói um país de verdade”, ressaltou. 

 

Paulo Morais – O case da Espaçolaser 

Os participantes puderam conhecer de perto a trajetória da Espaçolaser, consagrada como a maior rede de depilação do mundo, com mais de 700 lojas espalhadas pelo Brasil, Argentina, Colômbia e Chile. No palco do Lidere, Paulo Morais, sócio-fundador da empresa, afirmou que a Espaçolaser nasceu, em 2004, “sem muita formalidade, mas com muita vontade”, e graças às contribuições dos também sócios Tito Pinto e Ygor Moura. Para a inauguração da primeira filial, foram necessários três meses de negociação com o Morumbi Shopping. Muitos achavam que a Espaçolaser não combinaria com as demais lojas do espaço.

A chegada de José Carlos Semenzato no quadro societário, em 2015, foi importante para o crescimento acelerado da empresa. É ele quem traz uma grande personalidade para compor o time: Xuxa Meneghel, que só topou se tornar sócia da Espaçolaser depois de experimentar e aprovar o resultado do serviço.

Em 2020, mesmo com os desafios trazidos pela pandemia e lockdown, a empresa abriu o capital, fortalecendo ainda mais sua atuação no mercado de beleza e estética. 

 

Painel – O olhar da liderança feminina para os negócios 

Reflexões sobre o papel da mulher no ambiente corporativo deram o tom do Painel Liderança Feminina, que encerrou a programação da primeira noite do Lidere 2021. A conversa abordou temas presentes no cotidiano da mulher, também fora das empresas, e destacou o potencial feminino em exercer múltiplas funções, fazendo as próprias escolhas e sem permitir que sentimentos de culpa pesem na hora de decisões que possam impactar a vida profissional, pessoal ou familiar. 

O painel contou com a moderação da presidente da ACIL e da Apetit Serviços de Alimentação, Marcia Manfrin, e participação de Ana Amélia Filizola (diretora da Gazeta do Povo), Regina Arns (presidente do MEX Brasil e diretora executiva na Lapidus Gestão Empresarial) e Heloisa Garrett (presidente do LIDE Paraná). 

A importância do network e as conexões possíveis a partir dele também foi um ponto de destaque. O grupo ainda derrubou mitos, como o de que as mulheres não seriam capazes de criar laços de apoio mútuo entre si. “Nossa geração vem quebrando paradigmas”, disse Marcia Manfrin.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Lidere 2021 supera as expectativas no Facebook Compartilhar Lidere 2021 supera as expectativas no Twitter Compartilhar Lidere 2021 supera as expectativas no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *