Notícias

|

A cidade sob a grande lona

Fonte: Folha de Londrina

Alguns do maiores representantes da artes circenses da América do Sul estarão reunidos na cidade a partir de hoje (7), quando será aberta a XII edição do Festival de Circo de Londrina. Até o próximo domingo serão promovidos 80 espetáculos que serão apresentados em diversos espaços por cerca de 700 artistas de 40 grupos, nacionais e internacionais. A programação acontecerá em 25 locais diferentes, com entrada gratuita mediante a doação de alimentos não perecíveis destinados a instituições filantrópicas do município. 

As atividades serão abertas com diversas apresentações que acontecem a partir das 9h30, na Concha Acústica, onde haverá o espetáculo Palhaceata. Às 11 horas, o Grupo Picadeiro Aéreo (SP), fará uma performance no pátio do Museu Histórico. "Essa companhia viaja o Brasil com um caminhão francês que se transforma em um grande trapézio. Só existem dois caminhões desse tipo no mundo, esse que está no Brasil e o outro na Europa. São 12 integrantes do grupo que irão fazer um show de uma hora de saltos acrobáticos no ar", adianta Paulo Libano, um dos organizadores do festival. 

Além de várias outras apresentações que serão realizadas ao longo do dia, o espetáculo oficial de abertura está programado para às 20 horas, no Teatro Marista e contará com grupos que integram o Coletivo Regional Sul da Rede Circo do Mundo Brasil. "Serão realizadas performances de malabarismo, palhaços, acrobacias e equilíbrio. A apresentação contará com a participação de integrantes da Escola de Circo de Londrina e de outras companhias paranaenses de Foz do Iguaçu, Toledo e Campo Mourão. Entre elas a Troupe Aero Circus, Fundacam, Troupe Raios, Luz da Lua e Circo da Alegria", informa Libano. 

A grade de atrações do evento conta ainda com grupos de diversas regiões do Brasil e também do exterior. "Receberemos grupos e artistas do Recife, Tocantins, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, além de companhias do Uruguai, Argentina e Chile. Esta será a maior edição do festival de circo já realizada em Londrina. Teremos uma média de 15 apresentações diárias com estimativa de atrair um público em torno de 35 mil pessoas. A partir deste ano o evento se consolidará definitivamente como um dos maiores do gênero no País", ressalta Libano. 

Os espetáculos serão realizados em 25 espaços diferentes da cidade, como praças, ruas, teatro, escolas e este ano uma lona será montada na Avenida Higienópolis, 1849,que contará com atrações todas as noites. "Levaremos ainda as apresentações para os distritos rurais de Londrina e também a cidades da região como Rolândia e Arapongas", salienta. 

O festival desenvolverá ainda oficinas formativas focadas em diferentes técnicas de circo, ministradas por renomados artistas e educadores do meio circense. Haverá ainda bate-papos para trocas de saberes entre duas diferentes temáticas, "Mobilização de Recursos", e "Educação Física e as Artes Circenses" que serão momentos de intensa reflexão sobre o universo do circo. "Promoveremos a exibição do documentário "Minha Avó era Palhaço" e o evento "Graffiti com Circo", que reunirá cerca de 30 grafiteiros de São Paulo, Curitiba, Rio de janeiro, Apucarana, São Francisco e Londrina fazendo diferentes intervenções com a arte do graffiti", enfatiza o coordenador do evento. 

Orçado em R$ 850 mil, o XII Festival de Circo de Londrina é uma realização da Associação Londrinense de Circo com patrocínio da COPEL e da Pennacchi, através do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura- Profice – Governo do Estado do Paraná e Prefeitura Municipal de Londrina por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo a Cultura/Secretaria Municipal de Cultura. 

A maioria das atrações são gratuitas. "Para o espetáculo de abertura que acontece no Teatro Marista os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis. Já as entradas para as apresentações na Lona Higienópolis (Av. Higienópolis, 1849) poderão ser trocadas por um quilo de alimento não perecível", esclarece Libano. A programação completa do evento pode ser conferida no site www.circolondrina.org/festival. 

Serviço: 
XII Festival de Circo de Londirna 
Quando – De hoje (7) até domingo (11) 
Programação disponível no site www.circolondrina.org/festival


Compartilhe com o universo

Compartilhar A cidade sob a grande lona no Facebook Compartilhar A cidade sob a grande lona no Twitter Compartilhar A cidade sob a grande lona no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *