Notícias

|

‘Black Friday’ põe MPEs no mapa

Maior campanha de descontos no e-commerce promete aumentar comercialização e ajudar a divulgar pequenos negócios

Fonte: Bonde

"A Black Friday é a principal data de vendas para o e-commerce, até mais que o Natal", justifica Karen Sitta, coordenadora de Comércio Eletrônico do Sebrae Nacional. "A vantagem de participar de campanhas em datas como essa é se posicionar no mercado. Além de eliminar o estoque, divulgar a empresa e aumentar as vendas, a empresa pode usar a data como uma estratégia de fidelização de clientes." 

Os números da Black Friday brasileira são atrativos. Na última campanha o faturamento das lojas virtuais na data chegou a R$ 1,5 bilhão, diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. Para este ano, a expectativa é superar os R$ 2 bilhões. 

A participação dos pequenos negócios na data vem crescendo. A quantidade de MPEs na campanha Black Friday Legal – realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net)e que entrega um selo a empresas associadas ao Movimento e-MPE comprometidas com as boas práticas do e-commerce na data de descontos do varejo on-line – mais que dobra a cada ano, como mostra a primeira edição da pesquisa 

"Os pequenos negócios e o Black Friday Legal", do Sebrae em parceria com a câmara-e.net. Em 2015, o número de participantes de pequeno porte chegou a 314, contra 84 médias ou grandes empresas. Do total de empresas, 78,9% era formado por pequenos negócios. Segundo a coordenadora do Sebrae, a participação de pequenos negócios no e-commerce é predominante, e chega a 90%. 

Maior participação 

Para este ano, o presidente da camara-e.net diz esperar que a quantidade de empresas participantes na Black Friday Legal chegue a 1.500 empresas contra 901 no ano passado. A campanha é uma oportunidade de as pequenas empresas se "colocarem no mapa", comenta ele ainda. 

Os principais motivos que levam as empresas do e-commerce a participarem da Black Friday são vender mais (82%), atrair novos consumidores (79%) e posicionar a marca no mercado (53%). A média de descontos, na edição de 2015, foi 30%, e a maior parte dos lojistas (53%) respondeu que suas expectativas em relação às vendas no período foram concretizadas. Dos respondentes, 79% afirmaram que as vendas na data aumentaram em relação a um dia normal no seu negócio. 

Expectativa 

Atrair mais clientes é o objetivo de Fátima Penteado, dona das lojas virtuais Mulfit Store – de vestuário fitness – e Multsapataria, de Londrina. Segundo ela, há uma grande expectativa pela data, que representa um período de muitas vendas. Essa será a sua terceira campanha desde que os sites entraram no ar, com descontos de até 70%. A preparação se dá meses antes, com a compra de mais produtos para o estoque. "Não comercializo resto de estoque. Compro peças específicas de coleção e jogo preços com margens menores para atrair mais clientes. Quero que o cliente venha, mas que ele volte depois." Só na semana da Black Friday, Fátima diz vender 50% de tudo o que vende em um mês inteiro. 

A ótica Visostore, que mantém um e-commerce no ar há sete anos, também vai participar da campanha pelo quinto ano seguido. Os descontos chegarão a 70%, conta Emerson Bim, proprietário da ótica. Para ele, as vantagens de participar da Black Friday é fazer uma "limpa de estoque" para dar giro de mercadoria. A empresa, de acordo com Bim, já está preparada para a alta demanda da data. "Tem que manter o nível de atendimento." Na ocasião, as embalagens ficarão prontas e a equipe a postos para enviar os produtos aos consumidores. As vendas na Black Friday chegam a ficar 50% maiores do que em dias normais, afirma o empresário. Passa até mesmo o Natal. 

Selo 

Para receber o selo do Black Friday Legal, o lojista deve se inscrever até o dia 18 de novembro e fazer parte do Movimento e-MPE da Câmara, além de atender a outros requisitos. Informações: http://blackfridaylegal2016.com.br.


Compartilhe com o universo

Compartilhar ‘Black Friday’ põe MPEs no mapa no Facebook Compartilhar ‘Black Friday’ põe MPEs no mapa no Twitter Compartilhar ‘Black Friday’ põe MPEs no mapa no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *