Encontro da Faciap debate reformas e perspectivas do novo governo

Fonte: Assessoria ACIL

A conjuntura política e econômica foi tema de concorrido debate na manhã desta sexta-feira (23) no Aguativa Golf Resort, em Cornélio Procópio. Dois expoentes da nova geração de pensadores e ativistas do País – o universitário Kim Kataguiri e o cientista político Frederico Junkert – se juntaram ao deputado federal Paulo Martins e ao diretor de mercado da Fomento Paraná, Luiz Hauly, no painel “Brasil do Futuro: desafio políticos e econômicos”, uma das atrações do 4º Encontro Faciap Mulher + Faciap Jovem. O evento foi prestigiado pelos membros do Conselho da Mulher Empresária, incluindo a presidente Marisol Kiesa, e pelo presidente da ACIL, Claudio Tedeschi, e pelo presidente da Faciap, Guido Bresolin Júnior. O tema escolhido para o encontro é “Liderança com Garra e Sensibilidade” e as atividades prosseguem até domingo.

Na programação matinal, os debatedores concordaram sobre os desafios da agenda política e econômica do Brasil. Para eles, há urgência para se fazer as reformas da previdência, da legislação trabalhista, além de considerarem que estamos vivendo uma janela de oportunidades para mudanças no sistema de representação política e para o aprofundamento do programa de privatizações. “O novo presidente sempre foi um bombeiro político. Ele vai se preocupar realmente com quem fizer mais barulho. E, portanto, o setor produtivo deve fazer pressão efetiva para que as reformas avancem mais rapidamente”, resumiu o ativista Kim Kataguiri, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre.

A programação vespertina prosseguiu com uma série de palestras. A diretora de Comunicação da Aliança Empreendedora, Luisa Bonin, falou sobre os novos conceitos de empreendedorismo; Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae/PR, discorreu sobre competitividade territorial e o palestrante Robson Dutra alertou para a importância da administração do tempo. Uma bem humorada apresentação do mágico Marco Zanqueta encerrou as atividades do dia.