Notícias

|

Locomotiva é transferida do pátio do PAM para o Museu Histórico de Londrina

Fonte: Bonde

A locomotiva manobreira La Meuse 101 foi transferida, na manhã deste domingo (4), do pátio do Pronto Atendimento Médico (PAM) para o Museu Histórico de Londrina. O procedimento começou por volta das 7h e levou um pouco mais de 3h30 para ser concluído, segundo a secretária de Cultura, Solange Batigliana. 

A locomotiva chegou a Londrina em 1999 e permaneceu até a manhã deste domingo no mesmo local. No entanto, a transferência para o museu é provisória. "A máquina foi acomodada no pátio do museu como medida de proteção com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O procedimento ainda tem seus desdobramentos. Mas protegê-la é uma forma de demonstrar interesse para a locomotiva ficar em Londrina", afirma Batigliana. Afinal, a peça é importante historicamente para Londrina e outras cidades que carregaram uma tradição ferroviária. 

Conforme Solange, o procedimento foi tranquilo e seguiu todos os cuidados técnicos e de segurança para que a locomotiva não sofresse nenhum dano. A transferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Histórico (ASAM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Em 2015, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) junto à Superintendência do Paraná, determinou a transferência da locomotiva para Curitiba. O instituto tinha interesse de realizar passeios em um circuito turístico pela Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário (ABPF). Mas o processo ainda está em andamento.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Locomotiva é transferida do pátio do PAM para o Museu Histórico de Londrina no Facebook Compartilhar Locomotiva é transferida do pátio do PAM para o Museu Histórico de Londrina no Twitter Compartilhar Locomotiva é transferida do pátio do PAM para o Museu Histórico de Londrina no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *