Londrina passa a contar com Fórum Permanente de Educação

Fonte: Massa News

Nesta quarta-feira (19), o Conselho Municipal de Educação (CMEL) e a Secretaria Municipal de Educação promoveram uma audiência pública com o tema “Por uma participação que faça dos Planos de Educação um avanço na garantia de direitos”, na Câmara Municipal de Londrina. Durante o encontro foi instituído o Fórum Municipal Permanente de Educação de Londrina (FMEL), voltado à interlocução entre a sociedade civil e o governo.

A presidente do CMEL, Vera Lucia Pereira, explicou que o Fórum é mais um espaço de participação da sociedade civil organizada. Segundo ela, o FMEL juntamente com o CMEL e a Secretaria Municipal de Educação vão repensar as políticas públicas para a área educacional do município como um todo. “Não só para a rede municipal, como também para as redes estadual, particular e ensino superior porque todos estes setores têm representatividade no Conselho e terão no Fórum”, disse Vera Lucia.

Outras atribuições do FMEL são acompanhar e avaliar a execução do Plano Municipal de Educação e organizar conferências de educação. Para a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, fóruns como estes são fundamentais para promoverem a garantia de direitos. “É muito importante que exista uma sociedade civil que exige, que demande, pois o poder público não tem esta força sozinho”, disse.

Além do pronunciamentos das autoridades, o público presente na audiência pública também acompanhou a apresentação da Fanfarra do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) e a palestra com o tema “A participação do Fórum Municipal Permanente de Educação na esfera Municipal – ampliação dos processos participativos”, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Tânia C. Fernandes.

Durante o encontro, foram eleitos os primeiros 47 representantes que irão compor o Fórum Municipal Permanente de Educação de Londrina (FMEL). Os integrantes representam diversos segmentos da sociedade civil, entre eles professores de todos os níveis, gestores, pais e familiares, sindicatos, associações e entidades locais.

O FMEL é aberto a qualquer interessado em melhorar a educação de Londrina. Para mais informações sobre como fazer para participar do Fórum e suas atividades, o contato deve ser feito com o Conselho Municipal de Educação, pelo telefone 3375-0082.