Notícias

|

Empresas londrinenses de TI preparam processo de internacionalização

Fonte: Folha de Londrina

Após receber investimento do grupo Multiplus e conquistar o mercado nacional, a londrinense Chkout.me prepara terreno para o mercado internacional. A empresa que começou como uma startup desenvolveu um aplicativo com o objetivo de ajudar a resolver o problema de conversão de vendas do e-commerce nos dispositivos móveis. "Hoje, o tráfego gerado pelas lojas virtuais através do celular é muito alto. Passa de 70%, em média. Mas a conversão, que é a pessoa finalizar a compra no celular efetivamente, não acontece", explica Daniel Rigotti, sócio-fundador da empresa. "A conversão é muito baixa porque comprar no celular é mais difícil, preencher formulários é um processo chato, e as pessoas muitas vezes não estão perto do cartão." 

A solução encontrada pelo Chkout.me para esse problema é um botão que aparece no carrinho de compra da loja virtual, integrado ao aplicativo. Por meio dele, o usuário finaliza a compra com apenas um clique, porque o aplicativo já tem guardado os dados pessoas do usuário, de cartão de crédito e endereços. "A gente aumenta a conversão porque facilita a vida do usuário", afirma Rigotti. Hoje, a solução está presente em mais de 150 lojas e está integrada a duas importantes plataformas de e-commerce do mercado, a VTEX e a Magento. Com o investimento recebido da Multiplus, o grupo passou a oferecer pontos aos usuários cada transação feita com o aplicativo e assim incentivar o uso do Chkout.me pelos 120 milhões de usuários de sua base. 

O Chkout.me é uma das dez empresas selecionadas para participar do LondrinaITX, projeto do Sebrae, em parceria com a Softex (executora de políticas públicas do governo federal para o setor de TI), cujo objetivo é preparar micro e pequenas para atuarem no mercado internacional e ganharem competitividade global através de consultorias especializadas. Dentre as dez participantes, a Chkout.me e a ForLogic, de Cornélio Procópio, foram as escolhidas para participar de um dos maiores eventos do setor de TI (Tecnologia da Informação) do mundo, o Gartner Symposium/ITxpo 2018, em Orlando (EUA) por terem apresentado a melhor performance no projeto. 

De domingo (14) até quinta-feira (18), a Chkout.me e a ForLogic dividiram espaço com outras 30 empresas brasileiras em estande da iniciativa Brasil IT+ (que une empresas e entidades para ressaltar as competências do mercado nacional de TI no mundo) no evento em Orlando. "A gente gostaria muito de internacionalizar nossa startup para o mercado americano, e esse evento apresenta esse mercado para startups pequenas, que estão começando agora", comentou Rigotti. 

Jeison Arenhart de Bastiani, diretor e co-fundador da ForLogic, afirma que nos EUA, além de poder ouvir sobre tendências de TI no evento da Gartner (empresa mundial de pesquisa e consultoria), ele pôde fazer reuniões com entidades e empresas brasileiras que já estão por lá para definir a estratégia de internacionalização da empresa. "Aqui a gente consegue começar a entender o 'mindset' de uma empresa internacionalizada. E a gente percebe que é um caminho longo, não é do dia para a noite, e, principalmente não é um caminho rápido. Tem toda uma preparação da empresa para isso." 

"Estar aqui [no evento da Gartner] é uma grande oportunidade de geração de negócios e absorção de conteúdo", afirma Danúbia Milani, consultora do Sebrae/PR. "Esse é o evento de CIOs (Chief Information Officers) e executivos de TI mais importante do mundo. Traz para a gente uma visão estratégica das tendências emergentes que moldam a TI e os negócios, e a gente tem uma interação com principais CIOs do mundo. Além de ser um evento com muito conteúdo, aqui a Gartner explora as maneiras de abordar desafios, tomar decisões de confiança embasado nas tendências tecnológicas emergentes, como a inteligência artificial, o blockchain e o machine learning", ela continua. A edição brasileira do Gartner Symposium/ITxpo 2018 acontece no próximo dia 22, em São Paulo (SP).


Compartilhe com o universo

Compartilhar Empresas londrinenses de TI preparam processo de internacionalização no Facebook Compartilhar Empresas londrinenses de TI preparam processo de internacionalização no Twitter Compartilhar Empresas londrinenses de TI preparam processo de internacionalização no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *