Notícias

|

Saldo de empregos em Londrina fica positivo em fevereiro

Fonte: Folha de Londrina

Londrina fechou o segundo mês do ano com saldo positivo de 106 empregos, resultado de 6.350 admissões e 6.244 desligamentos. O número representa uma variação de 0,07% em relação ao mês de janeiro. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (23). Londrina ficou em 23ª posição no ranking das cidades paranaenses que mais abriram vagas em fevereiro. Cascavel (770), Maringá (603) e São José dos Pinhais (461) foram os municípios que mais geraram vagas no mês passado.

Dos oito setores pesquisados, apenas três ficaram com saldo positivo em Londrina (série sem ajustes): serviços (158), construção civil (104) e serviços industriais de utilidade pública (27). Outros quatro – comércio (-134), agropecuária, extrativismo vegetal, caça e pesca (-32), indústria da transformação (-14) e administração pública (-3) – ficaram com saldo negativo. O setor extrativo mineral teve saldo nulo. 

Para o economista e colunista da Folha de Londrina, Marcos Rambalducci, chamou a atenção o saldo negativo na indústria, já que em janeiro o número tinha sido positivo e a expectativa era que a geração de vagas no setor alavancasse nesse início de ano. 

Segundo ele, é a indústria que traz "dinheiro novo" ao município, porque fabrica localmente, mas vende para o mundo todo. "Embora não prepondere no PIB do município, quando a indústria vai bem, ajuda outros setores a se reerguerem." De acordo com Rambalducci, o saldo negativo da indústria em fevereiro mostra que o setor ainda não está conseguindo manter o crescimento e que a produção industrial deve cair em março. 

Comércio e serviços tiveram desempenho totalmente opostos no mês passado na cidade. Enquanto o setor de serviços foi o que mais contratou, o de comércio foi o que apresentou maior saldo negativo nesse segundo mês do ano. Rambalducci explica que essa é a inversão da situação enfrentada do final do ano passado, quando comércio estava contratando mais para atender o aumento da demanda nos meses de novembro e dezembro e serviços estava demitindo devido à diminuição da demanda de fim de ano. "Com o encerramento dos contratos de fim de ano, começa a acontecer no comércio uma desova. Por outro lado, em dezembro, houve um desligamento muito grande no setor de serviços, que agora está retrocedendo e fazendo contratações." 

SINAL FRACO 
Na visão do vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Ary Sudan, a oscilação no nível de emprego da indústria é prova de que o sinal de retomada recebido pelo setor não foi suficiente para manter as contratações. As indústrias, segundo ele, ainda se encontram com muita capacidade ociosa. "Estamos oscilando porque a economia não decolou ainda", diz. "O pequeno acréscimo dos negócios não foi suficiente para o recrutamento imediato." 

No acumulado do ano, Londrina mantém saldo positivo de 246 vagas. Em 12 meses, porém, o sinal se inverte e o saldo de empregos na cidade fica negativo, com 2.219 vagas fechadas . 

ESTADO 
O Paraná foi o quarto Estado com maior saldo de empregos em fevereiro, com geração de 7.703 vagas e variação de 0,30% em relação ao mês de janeiro. São Paulo (30.040), Santa Catarina (16.344) e Rio Grande do Sul (13.024) apresentaram os melhores indicadores. Os setores de serviços (6.115), indústria da transformação (1.592) tiveram o melhor desempenho, e apenas comércio (-815) ficou com saldo negativo no Paraná. 

Em todo o País, foram criadas 61.188 novas vagas com carteira assinada no mês de fevereiro de 2018, decorrentes de 1,274 milhão de admissões e 1,213 milhão de demissões. O resultado é o melhor para o mês desde 2014, quando foram registradas 260.823 vagas. Em fevereiro de 2017, foram gerados 35.612 postos de trabalho.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Saldo de empregos em Londrina fica positivo em fevereiro no Facebook Compartilhar Saldo de empregos em Londrina fica positivo em fevereiro no Twitter Compartilhar Saldo de empregos em Londrina fica positivo em fevereiro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *