Notícias

|

Varejo tem melhor agosto em quatro anos

Fonte: Folha de Londrina

As vendas varejistas subiram em agosto bem acima do esperado e registraram o melhor resultado para o mês em quatro anos, porém em um desempenho que ainda não indica aceleração do setor devido ao ambiente de atividade econômica lenta e desemprego elevado no País. 

Em agosto, as vendas no varejo subiram 1,3% na comparação com o mês anterior e interromperam sequência de três meses de perdas, de acordo com os dados informados nesta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) . 

O resultado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da agência de notícias Reuters com especialistas de alta de 0,3% e representou a melhor leitura para o mês de agosto desde 2014 (1,7%), além de ser a melhor taxa do ano. Na comparação com agosto de 2017, houve aumento de 4,1%, contra expectativa de avanço de 1,5%, no resultado mais forte para agosto desde 2013 (6,2%). 

Apesar do resultado elevado, a atividade econômica no Brasil continua encontrando dificuldades em imprimir um ritmo mais forte, em um ambiente de incertezas com as eleições presidenciais que vêm mantendo o desemprego alto e contendo o ímpeto de compras. "O resultado não é reversão de tendência ou virada. O que houve em agosto foi uma recuperação de perdas para o comércio depois de desempenhos afetados pela greve dos caminheiros", explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes. "Foi um resultado importante, mas não quer dizer que o comércio vai deslanchar", completou 

Conforme a Folha de S.Paulo informou nesta quarta, a CNC (Confederação Nacional do Comércio) prevê que as vendas tenham uma alta de 2,3% em relação a 2017. A taxa de crescimento é menor do que a registrada no ano passado, de 3,9%. 

"É um resultado frustrante. O crescimento vai ser mais lento que há um ano. No início de 2018, esperava-se que o varejo deslanchasse, e não foi o que ocorreu", afirma Fabio Bentes, chefe da divisão econômica da entidade. 

Os resultados decepcionantes vêm se repetindo desde a paralisação dos caminhoneiros, no fim de maio. Para Bentes, o evento antecipou o clima de insegurança no País, que era previsto para iniciar em julho, com a aproximação das eleições. 

DESEMPENHO POR ATIVIDADE 
Na comparação com julho deste ano, das oito atividades analisadas pelo instituto, sete apresentaram comportamento positivo no mês, com destaque para o segmento de tecidos, vestuário e calçados, com crescimento de 5,6%. A segunda maior alta veio dos combustíveis e lubrificantes com avanço de 3%. 

A única atividade que teve variação negativa em agosto foi livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 2,5%. 

Na relação com o mesmo mês de 2017, o comércio teve um avanço de 4,1%, após recuar 1% em julho. Nesta comparação, em agosto, cinco das oito atividades tiveram crescimento. A maior contribuição veio do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos, com alta de 5,5%. 

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio cresce 3,3%, ante 3,2%, apresentado no mês passado.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Varejo tem melhor agosto em quatro anos no Facebook Compartilhar Varejo tem melhor agosto em quatro anos no Twitter Compartilhar Varejo tem melhor agosto em quatro anos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *