Notícias

|

40% dos brasileiros continuam consumindo




40% dos brasileiros continuam consumindo

 

Fonte: Folha de Londrina

 

O esperado comportamento do consumidor de cortar as compras devido à crise não ocorreu da forma esperada pelas empresas de bens de consumo e prestadoras de serviços. É o que revela uma pesquisa recém concluída pela Officina Sophia. A pesquisa ouviu 500 pessoas de todas as classes sociais na Grande São Paulo, região considerada espelho do comportamento de consumo do País. O objetivo do estudo foi identificar as novas oportunidades de mercado diante do cenário de crise. O levantamento identificou cinco perfis de consumidores de acordo com a forma como reagiram à crise na hora de ir às compras.

 

Cerca de 40% dos brasileiros continuam consumindo normalmente. Mesmo os mais pessimistas seguem comprando, mas com pequenos ajustes. Eles dão prioridade aos itens básicos. De acordo como o estudo, dois grupos, o otimista e o controlado, que juntos respondem por 40% da amostra, não reduziram os gastos com produtos e serviços. Muito pelo contrário.

 

No caso do otimista, 73% dos entrevistados, mantiveram as despesas com academia, e 4% deles até aumentaram os gastos com esse serviço. De acordo com a enquete, 67% dos consumidores tidos como ‘‘controlados’’ continuaram gastando as mesmas cifras com roupas e calçados apesar da crise, e 6% deles enquadrados nesse perfil aumentaram os desembolsos com esses itens.

 

Entre os três perfis identificados como pessimistas o consumidor cuidadoso, que responde por 22% da amostra, o desesperado (28%) e o utilitarista (10%) o consumo de produtos e serviços básicos se manteve com a crise e as reduções ocorreram nas despesas consideradas supérfluas. A grande maioria dos consumidores cuidadosos (73%) manteve as compras com supermercados e os gastos com comida, mas 82% deles reduziram as despesas com viagens e 68%, os gastos com cinema, por exemplo. Já a totalidade dos consumidores tidos como utilitaristas manteve o desembolso com financiamento de imóveis e 66% deles cortaram gastos com eletrodomésticos.

 

Agência Graffo

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar 40% dos brasileiros continuam consumindo no Facebook Compartilhar 40% dos brasileiros continuam consumindo no Twitter Compartilhar 40% dos brasileiros continuam consumindo no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *