5 passos para criar seu Planejamento Estratégico Pessoal

Fonte: Endeavor

Qualquer objetivo, quando passado colocado no papel (ou numa planilha), tem mais chances de ser concretizado.

Dividido em cinco blocos, o Planejamento Estratégico Pessoal — que aqui estamos carinhosamente chamando de PEP — o ajuda a desenvolver seu autoconhecimento, metrificar seus sonhos e visualizar o progresso dos indicadores que o levarão até eles.

Nesta série de dicas correalizada por Endeavor e Sebrae, Adir Ribeiro, fundador da Praxis Business, vai guiar você por essa reflexão e por cada etapa da ferramenta.

1. O que é o Planejamento Estratégico Pessoal

É uma mágica? Uma imersão? Veja como dedicar um olhar para seu desenvolvimento pode inspirar seu sucesso — aquele que você mesmo define para você.

O PEP parte da lógica do planejamento estratégico empresarial, mas trazendo para si. Ele tem como princípio a importância de planejar, de você ser protagonista, de construir. Algumas estatísticas mostram que quando você escreve seus objetivos e sonhos chances de você concretizá-los são muito maiores.

2. Valores, Propósito e Rede

Para você definir o que é sucesso para você, é muito importante ter clareza sobre quais são seus seus valores, seu propósito de vida e a rede de pessoas com quem você pode contar. Conheça os três primeiros dos 5 blocos da ferramenta PEP.

O primeiro bloco é relacionado aos valores. Jamais viole os seus valores, quando você faz isso as chances de você obter sucesso é muito menor, você não irá atingir seus objetivos com felicidade.

O segundo é descobrir seu propósito de vida, seus dons, pense no que você é bom.

O terceiro é sobre rede. Tenha uma rede de contatos. Faça uma lista de pessoas que te inspiram pode ser alguém próximo ou não, pode ser um professor, um empresário ou um escritor, que sejam pessoas que você vai seguir, porque tudo que elas falarem gera valor para você, ninguém cresce sozinho.

3. Fazendo uma análise SWOT de si mesmo

Ao fazer um Planejamento Estratégico Pessoal, é preciso olhar também para suas próprias capacidades e seu entorno. Que tal refletir sobre os aspectos internos e externos que podem habilitar ou frear seu desenvolvimento?

O quarto bloco do PEP é o SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) – uma expressão em inglês que significa pontos fortes e pontos fracos, oportunidades e ameaças – é uma matriz de planejamento antiga, mas muito usada que traz uma reflexão importante para a empresa e para o indivíduo.

Faça uma reflexão dos seus pontos fortes e pontos fracos. Pense no as pessoas valorizam em você, todo mundo tem uma série de pontos fortes e nós precisamos fazer uma imersão em nós mesmos ou conversar com as pessoas que vivem ao nosso redor para nos ajudar a enxergar esses pontos fortes.

Do outro lado temos os pontos fracos, ou seja, aquilo que eu não sou bom, na hora de listar não vale superestimar, muito menos subestimar, mantenha o equilíbrio. Faça uma avaliação da sua jornada, mesmo que você esteja no começo, olhe para sua carreira nas empresas que passou, analise os feedbacks que as pessoas dão para você.

4. Plano de Ação do seu PEP

Você já definiu seus valores, seu propósito de vida, a rede de pessoas com quem você pode contar e fez uma análise SWOT de si mesmo. Chegou a hora de consolidar esses insumos no que vai, efetivamente, levá-lo até o cumprimento do que significa sucesso para você. Entenda o último bloco do PEP: o plano de ação.

Chegou a hora definir o plano de ação, ou seja, os objetivos que você quer alcançar, que pode ser dividido em ações curto e longo prazo. É importante monitorar essas ações no decorrer do tempo, ninguém repete de ano na última prova, nenhum time é rebaixado no último jogo do campeonato, ninguém deixa de bater a meta no último dia do mês, é um processo, por isso a importância de monitorar e aprimorar seus objetivos.

5. Monitorando e celebrando seus indicadores

Agora que seu PEP está pronto, como saber se você está indo no caminho certo?

Qual a diferença entre sonhos e metas? Sonhos não tem data nem esforço metas você escreve e corre atrás. É preciso trnasformar seus sonhos em metas, por isso escreva tudo o que você pretende realizar e saia em busca, liste suas realizações e o que você for concluindo. Não se esqueça de celebrar as medalhas que você for conquistando, isso traz engajamento para atingir as próximas metas.