13/06/2022 16:32:10 ACIL celebra 85 anos com homenagem aos ex-presidentes

Fonte: Assessoria ACIL

Se a união é um dos princípios do associativismo, o jantar para celebrar os 85 anos da ACIL fez jus ao importante aniversário da Associação, reunindo a presidente Marcia Manfrin e sua diretoria, diversos ex-presidentes, Conselho Fiscal, Conselho Deliberativo, Conselho Suplente e Conselho da Mulher Empresária, além de colaboradores, associados, empresários, representantes do setor produtivo e do poder público. A festa, realizada na quinta-feira (9) no Espaço Villa Planalto, em Londrina, contou com um cuidadoso cerimonial repleto de homenagens e conduzido pela emoção.

Com uma decoração temática feita sob medida, o espaço abrigou cerca de 600 pessoas. Logo na recepção, o pianista Mateus Gonsales realçou o clima intimista, recebendo os convidados com standards do jazz e da música pop. Foi ele, também, quem executou o Hino Nacional, destacando a bela melodia de Francisco Manuel da Silva e abrindo espaço para o discurso de Marcia Manfrin.

“A ACIL é muito maior do que esta festa, esta celebração, este congraçamento. Trata-se de uma instituição construída a cada dia por muitas e muitas mãos que não caberiam juntas neste espaço, mas que certamente estão representadas aqui pelos nossos ex-presidentes, por ajudarem a construir esta história cada vez mais coletiva e menos individual, cada vez mais associativista, visando espalhar o bem em larga escala, com o NÓS sempre à frente do EU. A ACIL é muito maior do que todos nós, mas todos nós somos a ACIL. É por isso que esta Associação seguirá adiante em sua missão de construir o futuro de Londrina”, destacou a presidente, que fez uma homenagem especial ao ex-presidente Valter Orsi, responsável pela entrada de Marcia Manfrin no associativismo. Em seguida, todos os ex-presidentes da ACIL foram homenageados com uma placa confeccionada exclusivamente para a ocasião.

“Quero ressaltar a importância de uma entidade como a ACIL, que é a entidade mais importante na representação dos interesses da cidade. A ACIL tem uma amplitude e a importância da representação real dos interesses da cidade na questão da produtividade, do desenvolvimento econômico e dos pleitos”, destacou Carlos Valter Martins Pedro, presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

Para Fernando Moraes, ex-presidente da ACIL e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), a entidade “respira o associativismo”. “Nesses 85 anos a ACIL andou lado a lado com a cidade, participando sempre dos debates mais importantes”, argumentou.

A união também inspirou o discurso do prefeito Marcelo Belinati: “O londrinense reencontrou o orgulho de ser londrinense e eu quero, de coração, agradecer demais à ACIL, ao Sinduscon, à Sociedade Rural do Paraná, aos empresários, entidades, instituições e à população de Londrina. Essa transformação só foi possível em razão da união de toda a cidade pelo bem comum”.

Representando o Governo do Paraná, o secretário João Ortega, da Casa Civil, elogiou a atuação da entidade: “É uma grande satisfação fazer parte deste evento em que se comemora os 85 anos da ACIL, uma das associações mais atuantes e voltada ao desenvolvimento do setor empresarial do Paraná, sob a gestão de Marcia Manfrin, seu vice, Hélio Terzoni, e sua diretoria. A ACIL vem se consolidando como uma das associações mais modernas, trazendo desenvolvimento pleno à cidade de Londrina e para todo o nosso estado”.

A ACIL também recebeu duas homenagens, ambas em formato de placas: uma prestada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Norte-PR) e outra pela empresa TOTVS, empresa de tecnologia voltada à solução em negócios, ambos parceiros de atuações e eventos da Associação.

Após o Parabéns a Você, com direito a todos os representantes em volta do bolo de 85 anos, a banda Senhor Bonifácio comandou a festa, encadeando hits inesquecíveis para lotar a pista de dança, descontraindo o ambiente emotivo.