09/05/2016 00:00:00 Capacitação é a melhor arma para gestor enfrentar conjuntura desfavorável

O Centro de Capacitação Empresarial e de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) acredita que o gestor deve buscar na capacitação o diferencial para atuar em uma conjuntura adversa e levar vantagem sobre os concorrentes neste e nos próximos ciclos econômicos.

A programação do terceiro bimestre do centro demonstra esta preocupação. No dia 17, o CCEP promove um evento com formato inovador, o workshop Liderança em Tempos de Crise, voltado para diretores, gerentes, coordenadores e supervisores.

A atividade começa com uma palestra do consultor empresarial Wellington Moreira, um estudioso do tema e autor dos livros Líder Tático e O Gerente Intermediário. Em seguida, será realizado o painel “Inspirações de presidentes e diretores de empresas que estão em crescimento apesar da crise”, onde um grupo de empresários vai dividir com a plateia seus cases de sucesso.

“Queremos ampliar o envolvimento do participante com o evento e realizar uma capacitação fundamentada na troca de experiências, de uma forma ainda mais efetiva”, explica Mariana Reche, analista de produtos e serviços da ACIL.

Estão previstas na palestra e no debate, discussões como o papel do líder em períodos de crise econômica e incertezas, como se prevenir da “indústria do alarmismo” que assola o País, a atuação tática (mudar o foco sem perder o propósito) e como realocar o seu tempo para as coisas que fazem a diferença na crise, entre outras abordagens.

No início de junho, nos dias 3 e 4, a ACIL realiza o treinamento Chefia e Liderança, com a facilitadora Filomena Regina Storti Minetto, que discorrerá sobre a comunicação como fonte de conflito e produtividade, sobre características e estilos de liderança, o processo de tomar decisões e como identificar e administrar conflitos na empresa.

Nos dias 27, 28 e 29, será a vez da facilitadora Silvia Rocha ministrar o treinamento Atrair, Reter e Desenvolver: Criar e Sustentar um RH estratégico. Para estender a experiência, a ACIL adotou uma novidade na programação. No dia seguinte ao curso regular, os participantes terão a oportunidade de visitar as dependências da empresa Apetit Serviços de Alimentação, referência em Gestão de Pessoas. O objetivo é promover interação e absorver conhecimento de práticas que aprimorem o desempenho das empresas.

Outras opções

A programação do bimestre será encerrada com a palestra Venda Valor e Não Preço, da facilitadora Natasha Bacchi, que abordará as etapas da venda de valor, como os clientes percebem o valor e as verdades/mitos sobre a fixação de preços.

Há muito mais opções para os interessados, entre palestras, workshops e treinamentos.

Em maio: Atendimento e Vendas, Atitudes que Fazem a Diferença (dias 9 e 10); Novas Ferramentas de Relacionamento com o Cliente: Instagram, Whatsapp e Snapchat (12); Varejo e Seus Encantos: Tendências e Desafios (19); A Importância do Contas a Pagar e Receber (23); Design de Serviços: Como Gerar Valor ao Seu Negócio com Criatividade (24); Compras Públicas – Fornecedores (30); e Técnicas para Falar em Público (31).

Em junho: Compras Públicas – Compradores (dia 1º); Análise de Crédito e Cobrança (7); Neurovendas: Por Dentro da Mente do Consumidor (14); Intensivo em Negociação Internacional (18); Intensivo em Formação e Atualização de Assistente Fiscal (18); Blog como Estratégia de Negócio e Comunicação (23); Intensivo em Logística de Distribuição (25); e Gestão e Organização de Eventos (28).