03/09/2014 00:00:00 ACIL e Procon encerram ciclo de palestras sobre direitos do consumidor

Fonte: Assessoria ACIL

A ACIL e o Procon encerraram nesta terça-feira o ciclo de palestra sobre os direitos do consumidor. O assessor executivo Pocon-LD, Klebber Duarte, esclareceu as dúvidas dos lojistas sobre a regulamentação da troca de produtos e desistência da compra.

Um dos destaques foram as especifidades das operações do e-commerce, modalidade em que os direitos de quem compra são mais amplos - a legislação protege o consumidor que só tem contato direto com o produto depois de receber a mercadoria em casa.

Outros dois encontros foram realizados em julho e agosto. O primeiro tema discutido foi a forma correta de expor preços em vitrines e no interior das lojas. No segundo encontro, os esclarecimentos foram sobre propaganda e publicidade. O assessor executivo do Procon falou das regras que devem ser observadas ao se realizar uma promoção ou uma campanha promocional.

A assessora de comunicação e marketing do atelier de beleza Lincoln Tramontini, Sara Hermogenes foi uma das participantes do ciclo. “Achei muito bom. Pude perceber que nem sempre o cliente tem razão. Há casos em que a loja tem razão. Com a infomação correta, nos sentimos mais seguros para explicar isso para os clientes”, diz.

O ciclo de palestras é uma iniciativa que nasceu do entendimento de que muitas vezes os lojistas não cumprem as regras e recebem multa por falta de conhecimento do Código de Defesa do Consumidor.

Na avaliação de Klebber Duarte, o ciclo foi uma oportunidade para que o Procon atuasse de forma preventiva e não apenas punitiva, “para nós é importante o lojista estar consciente dos seus deveres e direitos. Se ele souber o que tem de fazer, diminui a necessidade de atuação do Procon,” completa o assessor executivo do órgão.