08/10/2014 00:00:00 ACIL sedia evento da Rede Cidade Digital nesta quinta

Fonte: Assessoria Cidade Digital

Levantamento da Rede Cidade Digital mostra que 30% das cidades consideradas digitais ou que possuem iniciativas do gênero estão concentradas no Norte e Noroeste do Estado, foco do evento desta quinta na ACIL.

Será realizada em Londrina nesta quinta-feira (9), na Associação Comercial e Industrial (ACIL), a rodada regional do 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD). O evento vai reunir gestores públicos do Norte e Noroeste do Estado e tem o objetivo de apresentar as políticas públicas, serviços de mercado e soluções tecnológicas que propiciem melhorias nos serviços públicos prestados aos cidadãos. A abertura será às 9h e contará com a presença do prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff.

Gestores públicos de mais de 30 municípios estão inscritos para o evento, que tem como tema "Transformando municípios em cidades inteligentes", com foco no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) da gestão municipal . Participam da rodada regional a  presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores, Elza Correia, e o representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), André Sell, que falará sobre as tecnologias e importância do planejamento das cidades do futuro.

Segundo José Marinho, diretor da RCD, Londrina foi escolhida para sediar a rodada regional do Norte e Noroeste no Congresso pelo ambiente tecnológico que permeia a localidade. "Toda essa diversidade de empresas, instituições e iniciativas que atuam para transformar a cidade como referência nacional em tecnologia nos dá condições de mostrarmos o que há de melhor para que as prefeituras adaptem às suas realidades", destaca Marinho.

De acordo com ele, a construção das cidades inteligentes passa pelos investimentos em tecnologia que aumentem a capacidade de gestão das prefeituras. Para isso, explica ele, a programação da rodada de Londrina inclui a apresentação dos serviços de mercado oferecidos pelo Instituto Curitiba de Informática, Copel Telecom, Celepar, Rede 399/SEAE, Assespro PR e Exati Tecnologia, esta última voltada para a eficiência na gestão da iluminação pública.

Participam também representantes da Associação dos Municípios do Norte do Paraná(AMUNOP), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

A Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos compartilha sua experiência e network internacional. Além da participação da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com os projetos para desenvolvimento dos municípios em capacitações em EAD, modernização da gestão municipal, data center e software livre, o Senai Londrina abordará as questões em torno da Governança em Tecnologia da Informação e Comunicação. A instituição é referência em diversos serviços envolvendo soluções tecnológicas para empresas. O Sebrae é outra entidade que fornecerá informações aos participantes sobre serviços e gestão pública, com foco na transparência e acompanhamento de projetos.  

O evento desta quinta precede o 2º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Foz do Iguaçu no próximo mês. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br

O Congresso tem o patrocínio master do Instituto Curitiba de Informática, Copel Telecom e Itaipu Binacional; e patrocínio ouro da Exati Tecnologia e ZERO4UM.