29/09/2014 00:00:00 ADEUS, ORKUT - Seis lições que a rede social deixou ao comércio eletrônico
Fonte:
O Orkut fechará suas portas
oficialmente no dia 30 de setembro de 2014 e não
deixará apenas saudades, mas lições
para os empreendedores virtuais na hora de investir e manter seus negócios.
Para Adriano Caetano, diretor da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma de criação
de loja virtual gratuita – a rede social foi um exemplo de iniciativa que
apostou em um nicho de mercado pouco explorado e com muito potencial. Porém, a
não olhar para o futuro e perceber as mudanças de comportamento de seus
consumidores, abriu oportunidade para que novas iniciativas ganhassem espaço.
“O Orkut começou em 2004 como a febre do momento, trazendo uma nova forma de
relacionamento e alavancando outros tipos de negócios, mas não conseguiu se
recolocar no próprio mercado que ele ajudou a criar”, explica Adriano. O
especialista indica abaixo seis lições que a rede social trouxe para empreendedores
digitais.
1. NICHO DE MERCADO
Rede social. O termo
virou tema de mestrados, estudo de comportamento e mudou completamente a forma
de as pessoas se relacionarem. O Orkut foi um dos pioneiros neste segmento e o
primeiro contato intenso que o brasileiro teve com um site de relacionamento.
Orkut Büyükkökten – desenvolvedor do site – apostou em um nicho crescente e
pouco explorado. De acordo com Adriano Caetano, este é um dos caminhos para se
destacar na internet.
2. IMAGEM E PROMOÇÃO
No começo do
Orkut eram apenas 12 fotos por perfil. Quando a rede social percebeu que as
publicações com fotografia davam mais fluxo de acessos, aumentou a capacidade
de fotos e a opção de criar álbuns. Para Adriano, quanto mais fotos e informações o
empreendedor digital usar em sua loja virtual, mais atrativo ficará, garantindo
o fluxo de acessos e aumentando a indexação no Google. É importante
também investir em fotos de qualidade e vídeos que podem ser disponibilizados
gratuitamente no YouTube.
3. DEPOIMENTO
“Te considero
pra caramba.” Os depoimentos deixados pelos amigos eram o destaque na rede
social e uma das ferramentas de que o público mais gostava. É algo em que o
empreendedor pode apostar sem medo. Nada mais atrativo para o consumidor
conhecer o serviço e a empresa com os depoimentos de quem já foi cliente.
4. SORTE DO DIA
Outra ferramenta
interessante do Orkut eram as frases de sorte do dia, fortalecendo um contato
direto e pessoal com o internauta. Para Adriano, este é um exemplo da
importância da personalização dos serviços e do atendimento.
5. DESENVOLVIMENTO
O Orkut inovou, mas
não acompanhou o desenvolvimento do mercado. Caetano explica que isso é o erro
de muitos empreendedores, que pecam ao não planejar seus próximos passos,
observando para onde o negócio está navegando.
5. FALTA DE CONTEÚDO
O Orkut não permitia que seus usuários criassem conteúdo
relevante. Esse foi um dos motivos do fracasso, já que as pessoas querem
produzir conteúdo, compartilhar e interagir em tempo real. O mesmo serve para
os empreendedores: conteúdo de qualidade melhora a relevância da página e
aumenta a conversão. Investir nas redes sociais, produzir artigos tirando
dúvidas sobre o segmento, criar posts interessantes, além de melhorar a
descrição dos produtos na loja aumenta a audiência da loja virtual e seu
faturamento.