Administração de pequenas empresas: 5 dicas para gerir o seu tempo

Fonte: Guia Empreendedor

Hoje vamos falar sobre a importância de usar bem o tempo nos negócios, especialmente na administração de pequenas empresas. Por isso, confira 5 dicas simples para te ajudar a dominar o tempo na sua empresa. Vamos lá?

Faça um bom planejamento

Pode parecer estranho falar nisso, já que muitos pensam que a melhor coisa é ir logo botando a mão na massa. Afinal quanto mais cedo melhor, certo? Errado.

Na verdade, isso só te fará perder mais tempo depois. É como vovó Clico dizia em sua infinita sabedoria, “pressa não tem nada a ver com velocidade!”. Quem sou eu para discutir?

O melhor mesmo é primeiro sentar e planejar com calma o que você pretende realizar. A programação pode ser diária, semanal ou até mensal, depende de você. Então, se programe para atingir esses objetivos no prazo.

Estabeleça prioridades

Depois de saber tudo que precisa fazer e quando, será mais fácil estabelecer prioridades, ou seja, quais tarefas precisam ser realizadas primeiro.

Esse método é ótimo porque impede que alguém “empurre” para frente as tarefas que não deseja realizar no momento e priorize outras “mais agradáveis”, mesmo que não sejam tão importantes, só para se sentir mais produtivo.

Entregar 20 coisas antes do prazo é ótimo, mas se para isso você atrasar nem que seja 1 projeto, a sua gestão de tempo não está sendo tão eficiente como deveria.

Evite ao máximo a procrastinação

A procrastinação é uma “habilidade natural” do ser humano. É impressionante a facilidade que encontramos para deixar uma atividade para depois, o que é terrível para quem espera manter um negócio lucrativo.

Por isso, é essencial que se leve em conta as armadilhas mais comuns que levam à procrastinação e criar estratégias para escapar de cada uma delas, como por exemplo, checar e-mails e redes sociais durante o expediente.

Delegue parte das tarefas

Você não é o super-homem. E, pensando bem, nem ele consegue fazer tudo sozinho! Percebe a necessidade de delegar parte das tarefas no seu negócio?

Eu entendo que certas vezes na administração de pequenas empresas é preciso executar múltiplas funções, mas tentar fazer tudo sozinho vai te deixar estressado em um piscar de olhos.

Antes, escolha pessoas confiáveis e delegue responsabilidades a elas. Mas não fique olhando tudo com uma lupa, dê espaço para que trabalhem e resolvam o problema. Você pode se surpreender com os resultados.

Seja realista

Essa última dica é bem simples, mas muito valiosa: reconheça que nem sempre as coisas vão sair como o planejado. Imprevistos vão continuar acontecendo, talvez uma tarefa que delegou precise ser refeita, mas tudo bem.

Não desista do processo só por isso. Um bom gestor não se rende facilmente, mas persiste até ver os resultados do seu trabalho.

Viu como não é tão difícil assim fazer uma boa gestão de tempo? É verdade que a todo momento surgem desafios e contratempos na administração de pequenas empresas, eu sei bem como é. Mas, seguindo essas dicas, você sentirá como se tivesse ganhado algumas horas por dia para usar da melhor forma possível. Aproveite!

Compartilhar Administração de pequenas empresas: 5 dicas para gerir o seu tempo no Facebook Compartilhar Administração de pequenas empresas: 5 dicas para gerir o seu tempo no Twitter Compartilhar Administração de pequenas empresas: 5 dicas para gerir o seu tempo no Linkedin