24/11/2014 00:00:00 ALMA DO NEGÓCIO - Propaganda se reverte em lucro


O sucesso de uma empresa não depende somente da quantidade de propaganda que ela faz. No entanto, os grandes anunciantes reconhecem que a publicidade contínua e consistente auxilia no processo de fixar suas marcas na cabeça dos clientes. Segundo a avaliação do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unopar, José Campana, as grandes empresas têm a consciência de que, além de um bom serviço ou produto, você deve investir na imagem e agregar valor à marca. "A comunicação na mídia faz isso. Esse investimento na imagem da empresa gera lucro, faz a empresa ganhar participação no mercado", afirma. 


Para ele, as grandes marcas e empresas de Londrina – assim como no mercado em geral – têm essa consciência, da importância da publicidade e da propaganda nos resultados alcançados. "A dificuldade de empresas menores, ou que estão começando, muitas vezes, é entender isso. O pequeno sofre porque ele não tem verbas disponíveis, não tem recursos sobrando e precisa talvez retirar de uma margem de lucro". Ele explica ainda que, quem acaba fazendo isso, tem retorno. "O empresário acha que essa margem de lucro diminuiu, mas as grandes empresas sabem que a redução no lucro agora volta lá na frente." 

A diferença das grandes marcas, empresas que alcançaram o reconhecimento no mercado e entre os clientes, segundo Campana, é que – diferente das pequenas, ou que não conseguem crescer ou agregar valor à sua marca – é que elas veem a publicidade como investimento, não como gasto. "Os grandes não gastam em propaganda, eles investem na própria imagem. Essa consciência no varejo, e entre os menores, que é a maioria do comércio de Londrina, por exemplo, está começando agora. Mas o investimento, para alcançar resultados, deve ser constante", acredita. 

O mestre em administração e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unopar, Alexandre Corneta, acrescenta que o primeiro "ponto de vendas da empresa" é a cabeça do cliente. "Quando o cliente pensa em você, quando você é lembrado, você é procurado. E a propaganda e a publicidade ajudam. O crescimento é o reflexo disso", complementa.