Notícias

|

Anatel aprova edital definitivo do 5G e marca leilão para dia 4 de novembro

Fonte: O Globo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital e marcou a data do leilão do 5G para dia 4 de novembro. A decisão foi tomada em reunião do conselho diretor nesta sexta (24) após dois adiamentos.

Segundo o edital, a operação comercial do 5G deve começar pelas principais capitais do país em 300 dias após a assinatura dos contratos. Depois, de forma escalonada, deverá atingir as cidades menores até 2029.

O objetivo do Ministério das Comunicações é ter a rede instalada em todas as capitais até julho de 2022. A Anatel calculou que o leilão deve movimentar pelo menos R$ 49,7 bilhões em outorga e investimentos. Excluindo as obrigações com os compromissos do leilão, o valor de arrecadação é de R$ 10,6 bilhões.

Nesta reunião, a Anatel analisou o relatório do conselheiro Emmanoel Campelo de Souza Pereira, que fez os ajustes pedidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no edital inicialmente aprovado pela agência.

Ao final da sessão, o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, ressaltou que esse leilão será o maior da história, tanto em quantidade de espectros quanto em diversidade.

— Essa licitação oferecerá um leque completo de recursos espectrais o que vai habilitar as mais diversas soluções de conectividade bem como novos modelos de negócio para a internet das coisas e, mais importante, para uma sociedade digital — afirmou.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Anatel aprova edital definitivo do 5G e marca leilão para dia 4 de novembro no Facebook Compartilhar Anatel aprova edital definitivo do 5G e marca leilão para dia 4 de novembro no Twitter Compartilhar Anatel aprova edital definitivo do 5G e marca leilão para dia 4 de novembro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *