24/07/2014 00:00:00 Parceiros de longa data

Fonte: Felipe Brandão/Mercado em Foco/Julho

Junho é um mês festivo para a ACIL. Mês de comemorar mais um aniversário da entidade que, fundada em 5 de junho de 1937, chega aos seus 77 anos – e também de dar as boas-vindas ao novo presidente, “Presidente”. Eleito para presidir a entidade pelos próximos dois anos, “Presidente” assume a missão de dar continuidade ao legado de tradição e avanço que tem sido a marca de atuação da Associação Comercial ao longo de quase oito décadas, não apenas no campo empresarial e comercial, mas na vida política londrinense como um todo.

Um dos nomes mais conhecidos e tradicionais do comércio de Londrina, o grupo Viscardi é membro da ACIL desde 1976. Fundada em 1955, a rede varejista foi pioneira em Londrina na adoção de vendas em “autosserviço”, sistema adotado atualmente em todos os supermercados. Para o presidente do grupo, Luiz Carlos Viscardi, a concomitância entre o crescimento das Casas Viscardi e o da própria cidade é o que faz da companhia uma marca essencialmente pé-vermelha: “O avanço da marca Viscardi se confunde com a evolução histórica de Londrina. Foram inauguradas outras filiais ao longo do tempo e, com o crescimento da cidade, as lojas que se localizavam na periferia foram se deslocando para a região central. Fomos espectadores e personagens dessa história”.

Atualmente, os Supermercados Viscardi são compostos de 12 unidades em Londrina, Cambé e Ibiporã. Luiz Carlos credita à ACIL participação fundamental no crescimento da rede ao longo desses 40 anos de parceria. “A Associação Comercial sempre contribuiu para o crescimento das empresas, através de um portfólio de produtos e serviços que atendem às necessidades da classe empresarial, estendendo os benefícios a toda a cadeia de consumo. No segmento varejo alimentar, os Supermercados Viscardi têm regularmente aderido e prestigiado as campanhas da ACIL, sempre com resultados satisfatórios e resposta positiva dos nossos clientes”, avalia. “Entendemos que as ações da entidade, como treinamentos, palestras e campanhas em datas comemorativas sazonais, têm contribuído de forma ímpar para nossa empresa prosperar no mercado.”

Viscardi ressalta ainda a importância da atuação da entidade na esfera pública: “Posso observar que a ACIL está sempre presente em discussões relacionadas ao crescimento da cidade, participando ou promovendo debates juntos aos órgãos governamentais e entidades de classe, ou mesmo trazendo propostas e soluções com foco coletivo”.

Fonte segura

“A associação construiu uma história de muita credibilidade e está cada vez mais trabalhando em favor de Londrina e da classe empresarial”, afirma o diretor geral da Imobiliária Natal, Vilsom Silveira. “O corpo de diretores e conselheiros, os presidentes, são pessoas dignas e que trabalham muito bem, representando a associação e a cidade de forma digna, com os olhos no amanhã. Isso nos motiva muito para que continuemos sendo parceiros da ACIL.” Atuando em Londrina desde 1975, a Natal conquistou seu espaço no ramo da locação e venda de imóveis residenciais, rurais e loteamentos em toda a região do norte do Paraná.

A parceria com a Associação Comercial, que teve início em 1999 e permanece até hoje, começou por conta do interesse no SPC ACIL, serviço de consulta prática ao sistema de proteção ao crédito, oferecido pela entidade através de parcerias com o SPC Brasil e o Serasa, com abrangência em todo território nacional. “Como imobiliária, a associação era para nós a fonte mais segura de acesso ao cadastro do SPC – informação recorrente e imprescindível nos nossos serviços de locação e venda. Com o tempo, fomos descobrindo outros serviços, como os cursos e palestras oferecidos e ministrados pela entidade, os quais têm nos ajudado a manter nosso quadro de funcionários em constante aprimoramento e com a mentalidade mais aberta”, relata.

Portes distintos, a mesma atenção

A ACIL tem em mente que grandes redes de comércio e estabelecimentos de menor porte devem ser tratadas com a mesma atenção e valorização. A Oriental Presentes e a Sueko Joias são dois belos exemplos de comércios de portes diferentes que encontraram, por parte da associação, toda base e apoio necessários para alçar seus negócios ao patamar desejado.

Dedicada à venda e ao conserto de relógios, semijoias e artigos para presentes, a Oriental Presentes aposta há 40 anos no apelo tradicional e familiar para fidelizar a clientela. “Não é incomum vermos filhos de antigos clientes nos visitarem e se tornarem clientes assíduos”, conta Sissi Hasuda, proprietária do estabelecimento. “Há também uma parcela de consumidores mais esporádicos, que acabou diminuindo de uns anos pra cá, quando o comércio do Centro era mais forte e não sofríamos tanto com a concorrência dos shoppings centers.”

Na opinião da comerciante, essa atenção ao pequeno lojista representa um diferencial e demonstra a seriedade da instituição para com todos os seus associados. “Vejo a ACIL como um órgão de grande importância na questão da valorização e da manutenção do comércio central, um segmento muito importante que, com a expansão dos shoppings centers na cidade, anda meio esquecido pelos consumidores. É importante esse olhar de atenção da ACIL para nós, para essa revitalização do comércio de rua”, aponta.

A Oriental foi fundado pelos pais de Sissi, o imigrante japonês Toshio Hasuda, já falecido, e Cecília Hasuda, que hoje gerencia o estabelecimento junto da filha. O que motivou o sr. Hasuda a se associar a ACIL, em 1986, foi novamente o sistema prático de consulta ao SPC. “Na época em que nos associamos, no final dos anos 80, era bastante difícil e ao mesmo tempo imprescindível obter esses dados. Hoje já existem alternativas mais modernas, mas a praticidade da ferramenta oferecida pela ACIL faz com que ela continue sendo útil e atual”, relata Sissi.

A escolha certa

A Sueko Joias foi fundada em 1995, na cidade de Umuarama, pelo casal Elza Sueko e Toshinori Matsumoto. A família Sueko Toshinori optou pela cidade de Londrina para dar continuidade ao projeto que se iniciou naquela cidade. “Sentia necessidade de uma parceria que ajudasse a nos desenvolvermos e firmarmos no mercado – e na ACIL enxergamos claramente essa possibilidade”, relata Elza, sócia da entidade desde 1997. Hoje, com 19 anos de mercado, três lojas e muitos desafios superados, o casal se sente honrado pelos frutos dessa escolha, resultado de um trabalho competente e comprometido que prima pelo bom atendimento à clientela crescente.

“O que nos manteve associados ao longo desses quase 20 anos foram a credibilidade e, principalmente, o apoio que a ACIL oferece para nós, associados, ajudando no crescimento e fortalecimento do comércio de Londrina”, acrescenta a lojista. “Nossas expectativas sempre foram atendidas, desde uma simples locação de salas até mesmo treinamentos, cursos que a mesma oferece, programações e promoções em datas festivas.”

Além do crescimento profissional, Elza afirma sentir-se orgulhosa da atuação da entidade no contexto político de Londrina: “Quem acompanha sabe do envolvimento da associação em todo tipo de causa que diz respeito ao cidadão londrinense. Onde há o interesse do cidadão londrinense, ali a ACIL está. É importante enfatizar essa postura da instituição, uma associação da iniciativa privada bastante atuante quando o assunto é o interesse público.”