Notícias

|

Após 22 meses, Pais tem saldo positivo de empregos

Fonte: Folha de Londrina

O número de empregos formais no Brasil não tinha saldo positivo desde abril de 2015. O mês de fevereiro mudou o cenário com saldo de 35,6 mil vagas, segundo anunciou ontem o presidente da República, Michel Temer, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No segundo mês do ano, ocorreram 1.250.831 contratações, contra 1.215.219 demissões. 

Sul (35,4 mil), Sudeste (24,2 mil) e Centro-Oeste (15,7 mil) foram as três regiões que apresentaram crescimento de postos de trabalho. O Nordeste (-37 mil) e o Norte (-2,7 mil) reduziram a quantidade de empregos formais em fevereiro. No Sul e no Centro-Oeste, o saldo foi positivo em todos os estados. Dentre as 27 unidades da federação, o Paraná foi um dos 14 que apresentaram saldo positivo, de 10 mil empregos formais. 

O Ministério credita o resultado aos setores de Serviços, que teve saldo positivo de 5,5 mil postos de trabalho, e Indústria da Transformação, com saldo de 2 mil. São Paulo foi o estado com maior criação de empregos no mês passado, com 25,4 mil vagas geradas, seguido de Santa Catarina (com 14,8 mil postos de trabalho) e Rio Grande do Sul (10,6 mil). No recorte por municípios, Londrina também ficou com saldo positivo de 338 empregos formais no mês de fevereiro. 

Depois de o Brasil registrar em 2016 o segundo pior ano da história no mercado de trabalho formal, 2017 começou com o fechamento de 40,8 mil vagas de emprego com carteira assinada em janeiro – havia sido o 22º mês consecutivo em que houve diminuição do emprego formal. A tendência foi revertida no mês passado, quando o saldo foi positivo pela primeira vez desde março de 2015. 

O desempenho nacional de fevereiro foi puxado, principalmente, por serviços, que encerrou o mês com a criação de 50,6 mil vagas. Em segundo lugar, aparece a administração pública, com 8,2 mil vagas geradas, e em terceiro a agropecuária, com 6,2 mil postos criados. 
"As instituições de ensino sazonalmente contratam nessa época, assim como a contratação formal no ensino público dos governos estaduais e municipais", afirmou o coordenador de estatística do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães. "Mas há diversos outros setores de serviços que prestam serviços a empresas". 

Questionado sobre a razão da divulgação antecipada, Magalhães afirmou que foi feito um "esforço maior para esta divulgação". "Nosso desejo é passar a divulgar os dados sempre no dia 15 ou 16. Claro que diante de resultado positivo fizemos um esforço maior para a divulgação." 
A indústria de transformação, que em janeiro havia criado cerca de 17 mil postos de trabalho, vem em quarto lugar, com a criação de 3,9 mil vagas com carteira. 

"Na indústria, o segmento de vestuário, indústria têxtil, vem se destacando", afirmou o coordenador de estatística do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães. "Se os empresários da indústria estão contratando, estão acreditando que o poder de compra dos trabalhadores vai crescer". 

No comércio, as demissões superaram as contratações. "Isso é fruto da sazonalidade. Esperamos a recuperação mais para a frente", disse Magalhães.

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Após 22 meses, Pais tem saldo positivo de empregos no Facebook Compartilhar Após 22 meses, Pais tem saldo positivo de empregos no Twitter Compartilhar Após 22 meses, Pais tem saldo positivo de empregos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *