Notícias

|

Após recorde, venda de veículos deve se estabilizar




Fonte: Gazeta do Povo

 

O discurso “terrorista” do governo deu resultado. As ameaças de que o desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não seria prorrogado provocaram uma corrida às concessionárias, que tiveram em junho o melhor desempenho mensal da história. Em todo o país, foram vendidos 290 mil automóveis e utilitários, com alta de 22,1% sobre maio e de 19,3% frente a junho de 2008. No Paraná, as lojas venderam 22 mil unidades, com avanço de 22,2% e 10,2%, respectivamente. Apenas na segunda quinzena de junho, marcada por inúmeros feirões e campanhas publicitárias, os paranaenses compraram 12,2 mil carros – 25% a mais que na primeira metade do mês. Os dados foram divulgados ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

 

Passado o medo de que o benefício fiscal não fosse renovado, o mês de julho deve ser de acomodação – afinal, o mercado ganhou mais três meses de IPI reduzido. “O consumidor não terá mais tanta pressa”, disse ontem o presidente da Fenabrave, Sergio Reze, em entrevista coletiva. O diretor comercial do grupo de concessionárias Corujão, Antônio Carlos Altheim, estima que as vendas caiam de 15% a 20% neste mês. “É um recuo natural e esperado, depois do ‘boom’ de junho. Em agosto e, principalmente, setembro, deve haver uma retomada, porque a partir de outubro o imposto será elevado gradualmente.”

 

Para o diretor da rede CCV, Eros Nicanor Nicz, fabricantes e revendedoras terão de “usar muita criatividade” para manter a demanda em alta. “Acredito que o mês de julho será bom para o consumidor. Para manter o mercado aquecido, as fábricas já sinalizam novidades, como descontos, por exemplo.”

 

Outro desafio será atender à demanda por modelos que sumiram dos estoques. O gerente da Ford Slaviero, Rogério Lechinski, conta que faltam carros populares, como o Ka. “Mas veículos mais sofisticados, como o Focus, também estão em falta.” Na concessionária Globo Renault, de São José dos Pinhais, a espera maior é pelos modelos mais vendidos, o Logan e o Sandero, conta o gerente Mee Qim. Nas concessionárias da marca Citroën, o C4 Hatch tem fila de espera. Os modelos Classic, Vectra, Astra e Celta rarearam nas revendedoras da Chevrolet.

 

O resultado recorde de junho aliviou a retração das vendas no acumulado do ano. Até maio, as concessionárias do estado tinham vendido 7% menos que em igual período de 2008; em junho, a diferença caiu para pouco menos de 4%. Ou seja, no Paraná o primeiro semestre não chegou a ser o melhor da história, diferentemente do que ocorreu na média nacional.

 

Em todo o país, o mercado de automóveis e utilitários cresceu 4,1% em relação à primeira metade de 2008. Com uma diferença relevante: neste ano são os consumidores finais, e não frotistas e locadoras, que estão dando impulso ao mercado. “Antes da crise, 66% das vendas de carros eram para pessoas jurídicas. Agora, nossos dados mostram que 58% das vendas são para pessoas físicas”, disse Sérgio Reze, da Fenabrave.

 

Caminho inverso

 

Se a redução do IPI teve reflexos evidentes no mercado de carros de passeio e utilitários, pouco fez pelos segmentos de caminhões e motocicletas – no Paraná, ambos recuaram cerca de 19% no primeiro semestre. “Ninguém compra um caminhão ou uma moto por entusiasmo. O comprador precisa ter a confiança de que a economia vai crescer e o trabalho dele também”, explicou Reze. “Felizmente, há perspectivas de uma certa recuperação. Medidas estruturais anunciadas pelo governo, como a queda dos juros para investimentos, devem ter forte repercussão sobre a economia a partir de novembro.”

 

Fernando Jasper – Colaborou Fernanda Trisotto para Gazeta do Povo.

 

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Após recorde, venda de veículos deve se estabilizar no Facebook Compartilhar Após recorde, venda de veículos deve se estabilizar no Twitter Compartilhar Após recorde, venda de veículos deve se estabilizar no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *