06/07/2016 00:00:00 Artigo: Que tal utilizar o Blog como estratégia de negócio?

Por Sheila Dal Ry e Assessoria ACIL

Muitos empresários ainda me questionam se, em 2016, o blog vale como estratégia para a comunicação da empresa com seus clientes e o mercado em si.

Acredito que, com as redes sociais, a estratégia e comunicação de um blog deve ser mais leve e objetiva. A ferramenta, no entanto, é totalmente recomendada, principalmente para um contato mais direto com o cliente. Para obter sucesso, os pontos iniciais e básicos são:

1 – Organização de conteúdo – no blog, as pautas de contéudo se agrupam e o cliente escolhe dentro de cada conteúdo o que quer investir seu tempo e ler.

2 – SEO – quanto mais conteúdo relevante e interessante, especialmente com as palavras-chave focadas nos produtos e serviços da empresa, melhor.

3 – Ensine a usar – dicas e tutoriais são o sucesso nas redes sociais: direcione o crie conteúdo direcionado para favorecer seu produto/serviço. Muitas vezes nosso cliente deixa de comprar por dúvidas de utilização ou resultados.

4 – Aplicação da estratégia de inbound marketing – nada mais é que falar diretamente com o seu cliente, nos termos usados nos dia a dia, deixando-o mais próximo de sua marca e propenso a consumir.

5 – Abuse de boas imagens e criatividade – utilize imagens de qualidade e autorais, além de abusar de infográficos e ícones. A comunicação é mais visual.

6 – Utilize as redes sociais para propagar a informação que você quer comunicar – compartilhe o resumo dos posts nas redes sociais nas quais sua empresa já tem posicionamento e atraia o público que quer aprofundar o conteúdo.

7 – Dialogue  Crie textos que estimulem a interação e comentários de seus leitores. Com esse diálogo próximo, você consegue ouvir e entender as necessidades do seu consumidor, e até identificar oportunidades que no dia a dia do negócio não estão claras.

8 – Estimule o compartilhamento – utilize, no final de cada post, botões de compartilhamento para estimular seu leitor a compartilhar sua comunicação e, assim, aumentar o alcance de sua empresa.

O blog é, em suma, uma ferramenta que, utilizada com planejamento e estratégia, pode ser um canal de envolvimento de seu cliente com sua empresa e produtos.

*Sheila Dal Ry é consultora empresarial e especialista em marketing digital e relacionamento empresarial.

Workshop

Àqueles que pretendem desvendar os mistérios do blog e aprender, com mais profundidade, a utilizá-lo de maneira eficiente, Sheila Dal Ry ministrará o workshop “Blog como estratégia de negócio e comunicação”, na ACIL, dia 14 de julho, das 19 às 23 horas.

A consultora abordará os objetivos de um blog, as plataformas mais utilizadas, qual conteúdo utilizar, casos de sucesso e erros e dicas e funcionalidades. O investimento para associados e estudantes é R$ 60. Não associados pagam R$ 100. Inscreva-se aqui!

A ACIL fica na Rua Minas Gerais, 297, 1º andar. Mais informações: (43) 3374-3082.